Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise comparativa da região codificadora para a proteína capsidial de isolados de PepYMV e PVY coletados em pimentão

Texto completo
Autor(es):
Monika Fecury Moura [1] ; Julio Massaharu Marubayashi [2] ; Tatiana Mituti [3] ; Ricardo Gioria [4] ; Romulo Fujito Kobori [5] ; Marcelo Agenor Pavan [6] ; Renate Krause-Sakate [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP. FCA. Departamento de Defesa Fitossanitária
[2] UNESP. FCA. Departamento de Defesa Fitossanitária
[3] UNESP. FCA. Departamento de Defesa Fitossanitária
[4] UNESP. FCA. Departamento de Defesa Fitossanitária
[5] UNESP. FCA. Departamento de Defesa Fitossanitária
[6] UNESP. FCA. Departamento de Defesa Fitossanitária
[7] UNESP. FCA. Departamento de Defesa Fitossanitária
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Summa Phytopathologica; v. 38, n. 1, p. 93-96, 2012-03-00.
Resumo

O Potato virus Y (PVY) e Pepper yellow mosaic virus (PepYMV) são as únicas espécies de potyvirus encontradas em pimenta e pimentão no Brasil. A região codificadora para a proteína capsidial de isolados de PepYMV e PVY coletados em pimentão, foi avaliada quanto à variabilidade e presença de motivos específicos aos potyvirus. A identidade da seqüência de aminoácidos na CP entre os isolados de PepYMV foi de 93% a 100%, enquanto que para os de PVY 94% a 98%. Entre os vírus esta variou de 73% a 79%. Foi observada variabilidade nas regiões conservadas da CP. Todos os isolados de PepYMV seqüenciados não apresentaram o motivo DAG na CP, relacionada a transmissão dos vírus por afídeos, enquanto que para as seqüências obtidas de PVY foi observada. Demais domínios como MVWCIENG, ENTERH, QMKAAA e PYMPRYG foram verificadas em ambas espécies. (AU)