Do romance de artista a permanência da arte: Marcuse e as aporias da modernidade e...
Água e Vinho: Canção e Música Instrumental em Egberto Gismonti
Processo: | 11/50113-0 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2011 |
Data de Término da vigência: | 30 de abril de 2012 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Luís Fernandes dos Santos Nascimento |
Beneficiário: | Luís Fernandes dos Santos Nascimento |
Instituição Sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Personalidade Estética (filosofia) Modernidade Moral |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Carater | Estetica | Filosofia | Modernidade | Moral | Shaftesbury |
Resumo
O presente trabalho procura entender como Anthony Ashley Cooper (o 3º Conde de Shaftesbury) concebeu a noção de "caráter moderno" a partir da análise de alguns elementos de sua filosofia, a saber: a relação entre o gênero humano e a natureza, a formação da identidade individual e a de uma época, o vínculo entre escritura, arte e atividade filosófica. Cada um dos três capítulos de nosso estudo foi dedicado (respectivamente) a um desses assuntos. Tendo como base “Os moralistas”, a “Investigação sobre a virtude” e a “Carta sobre o entusiasmo” o primeiro capitulo busca examinar o vínculo que Shaftesbury estabelece entre o homem e o sistema da natureza, ou seja: como o gênero humano se relaciona com o universo e qual é o seu papel no interior do mundo natural. A partir da ideia shaftesburiana de solilóquio exposta no texto que leva o mesmo nome "Solilóquio ou conselho a um autor”, o segundo capítulo procura compreender como o filósofo inglês pensa o liame entre o que ele mesmo denomina processo de personificação e o surgimento das artes da filosofia e da identidade de uma época. Por fim, o terceiro capítulo visa mostrar que a questão da polidez e do aprimoramento do gosto não apenas foi um dos principais temas da obra do filósofo inglês, como também está intimamente ligada à sua concepção de filosofia. (AU)
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