Busca avançada
Ano de início
Entree

Carola Dobrigkeit Chinellato

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Alemanha

Concluí o Bacharelado em Física (1973) e o Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1982). Fiz pós-doutorado em Heidelberg, Alemanha (1989-1990) e no Forschungszentrum Karlsruhe, na Alemanha (1996). Sou professora da Universidade Estadual de Campinas desde 1974, em que atualmente ocupo a posição de professora titular. Fui Diretora Associada do Instituto de Física da Unicamp (1998-2002), respondi pela Diretoria do Instituto em 2002, fui Chefe do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia do Instituto de Física (2003-2004) e Coordenadora Associada da Graduação durante dois períodos de 1993 a 1996. Tenho experiência em pesquisa na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: raios cósmicos, astropartículas, física de partículas elementares e física nuclear de altas energias. Sou membro da Colaboração Pierre Auger desde 1994, em que venho atuando em vários Grupos de Trabalho. Faço parte do seu Comitê de Publicações desde 2009 até a presente data, tendo presidido este comitê de 2013 a 2023. No âmbito nacional, participei do Conselho Técnico Científico da Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE) em vários períodos (2012 a 2014, 2015 a 2018, 2022 até a presente data). Fui membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq de 2015 a 2018 e novamente de 2025 a 2028. Faço parte do Comitê Gestor da FAPESP para o experimento LLAMA e represento a FAPESP em comissões de outros experimentos. Recebi em 2017 o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação da UNICAMP. Em 2022, passei a integrar a Comissão de Astropartículas (C4) da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP). Desde 2022 participo do Advisory Committee do Southern Wide-field Gamma-ray Observatory (SWGO) project. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Novas luzes acima das tempestades 
El origen de los rayos cósmicos 
El origen de los rayos cósmicos 
A origem dos raios cósmicos 
Detectada pela primeira vez, colisão de estrelas de nêutrons inaugura nova era na astronomia 
A provável origem dos raios cósmicos ultraenergéticos 
El origen y fin de los rayos cósmicos 
O início e o fim dos raios cósmicos 
Los rayos cósmicos siguen siendo un enigma 
Raios cósmicos, ainda um enigma 
Raios cósmicos, ainda um enigma 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 24/11/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Observatório Pierre Auger comemora 20 anos


Publicado em 13 de novembro de 2019 - Agência FAPESP. Fruto de uma colaboração de 17 países, e com detectores distribuídos por uma área duas vezes maior do que a da cidade de São Paulo, o Auger, nos pampas argentinos, é o maior observatório de raios cósmicos do mundo. Dezenas de pesquisadores brasileiros têm participado ativamente dele, desde sua concepção na década de 1990, passando pela construção, o desenvolvimento de detectores, a operação e a análises dos dados. Várias partes dos detectores foram fabricadas por indústrias brasileiras. Uma participante de primeira hora é a física Carola Dobrigkeit Chinellato, nascida na Alemanha, mas radicada no Brasil há mais de seis décadas, quatro das quais vividas no Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas, onde ocupa atualmente a posição de professora titular.

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.