Busca avançada
Ano de início
Entree

Sylvia Caiuby Novaes

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Titular na área de Antropologia da Imagem na Universidade de São Paulo (2010), onde leciona desde 1974. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1971), defendeu também na USP seu mestrado em Antropologia Social (1980), doutorado (1990) e livre docência (2006). Fez pós doutorado na University of Manchester (Inglaterra) e na University of Saint Andrews (Escócia). Foi Professora Visitante no Musée du quai Branly (França) e na University of Oxford (Inglaterra). Fundou o LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, sob sua coordenação entre 1990-2014 e entre 2016 e 2024. Foi a coordenadora principal de três projetos temáticos financiados pela FAPESP. (1997-2002; 2003-2007; 2010-2015). Atua na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Formas Expressivas, Antropologia da Imagem e Etnologia Indígena. É pesquisadora do CEstA - Centro de Estudos Ameríndios, desde sua fundação. Suas publicações tratam de temas como: antropologia visual, fotografia e cinema no mundo contemporâneo, etnografia e imagem, a sociedade Bororo. Foi chefe do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP (1999-2003; 2007-2009). Entre 2014 e 2016 foi Diretora do Centro Universitário Maria Antonia. Editora responsável da revista GIS - Gesto Imagem e Som, Revista de Antropologia. orcid.org/0000-0002-7415-2010 (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
O conhecimento pelas imagens 
O homem-máquina 
El hombre máquina 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 15/12/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Analfabetismo Antropologia Rural Antropologia Urbana Antropologia compartilhada Antropologia da arte Antropologia dos sentidos Antropologia linguística Antropologia urbana Antropologia visual Antropologia Árabes Arquitetura Arte contemporânea Artes Artesanato Autobiografias Autogestão Autoimagem Autonomia Autoria Banco de dados Bororo Ciberespaço Cidades Ciências Humanas Ciências Sociais Aplicadas Cinema Circo-teatro Colonialismo Comportamento ritualístico Comunicação Constituição Copan Corpo Cosmologia religiosa Cotidiano Cristianismo Cultura digital Desenho Direitos indígenas Documentação audiovisual Documentário Doença de Alzheimer Eficiência Ensaio fotográfico Ensino Espaço Estética (arte) Etnografia digital Etnografia Etnologia Indígena Etnologia indígena Etnologia Etnomusicologia Eventos científicos e de divulgação Ficção (gênero) Filme etnográfico Filmes Fotografia Fotografias Fotolivro Garimpagem Iconografia Identidade de gênero Imagem (artes) Imagem digital Imagem Imaginário Inclusão Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Inimizade Interação homem-máquina Interação social (sociologia) Intersubjetividade Islamismo Laboratórios Literatura Luto Memória coletiva Memória cultural Menor Mídias sociais Moçambique Modernização Morte Muçulmanos Música brasileira Música indígena Música Outras Sociologias Específicas Paisagem Parentesco Pessoa Pobreza Poéticas visuais Política do Brasil Povos indígenas Preservação e conservação de acervos Produção de vídeo Projetos de infraestrutura Recursos para a pesquisa Religiões primitivas Representação política Representações Reprodução Rituais religiosos São Paulo Sociabilidade Sociologia da arte Sociologia Surrealismo Temporalidade Teoria Antropológica Teoria antropológica Teoria da Comunicação Trabalhadores Trabalho Tradição oral Urbanismo Vespas Vídeo Violência (criminologia) Xamanismo Yanomami
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.