Busca avançada
Ano de início
Entree

Niklaus Ursus Wetter

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Dr. Niklaus Ursus Wetter possui bacharelado em Física pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ, 1988) e Ph.D. em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN, 1993). Atualmente, é pesquisador sênior na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no IPEN e professor de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP), onde leciona regularmente uma disciplina. Desde 2024, exerce o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação do Mestrado Profissional do IPEN. Entre 2009 e 2013, foi vice-gerente do Centro de Lasers e Aplicações do IPEN. De 2013 a 2018, ocupou o cargo de gerente do Centro de Lasers e Aplicações do instituto e também atuou (de 2014 a 2020) como CEO da FAFITPE, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico de Pesquisa e Ensino do IPEN. Entre 2019 e 2024, ocupou o cargo de Diretor Adjunto de Pesquisa e Gerente de Internacionalização no IPEN. Desde 2024, é o Diretor de Pesquisa do IPEN.Como Gerente de Internacionalização, implementou 14 acordos bilaterais com universidades e institutos ao redor do mundo, incluindo a Battelle Energy Alliance, que abrange oito das maiores instituições federais de pesquisa dos EUA. Em 2018, foi responsável pela organização da Escola de Verão André Swieca e da Escola de Ciências Avançadas FAPESP "Laserfrontiers.com", que contou com 141 alunos, dos quais 40 vieram de fora da América Latina. Ele se especializa no desenvolvimento de lasers e atua nos principais segmentos: ressonadores laser, lasers de diodo, guias de onda, materiais para laser, lasers em diversas aplicações e espectroscopia Raman. Em 2017, adquiriu, por meio de um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), um equipamento multiusuário Raman-TERS (AFM) com STM e SNOM, focado em medições e desenvolvimento de nanomateriais. Um dos focos de suas pesquisas são os microplásticos, uma vez que este campo se tornou uma grande preocupação mundial de saúde e um problema de poluição ambiental.Desde 2008, ele também desenvolve fontes de luz em materiais desordenados, conhecidos como "Random Lasers", visando aplicações em dispositivos ópticos. Ele possui 4 cartas-patente e 11 pedidos de patente no total, além de 280 artigos internacionais com mais de 2850 citações e um índice h de 31 (Scopus). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Un laboratorio de bolsillo 
Laboratório de bolso 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 26/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Armadilha magneto-óptica Átomos frios Avaliação pré-clínica de medicamentos Biofotônica Bombeamento óptico Ciência Ciências Exatas e da Terra Citotoxicidade Compostos radiofarmacêuticos Comunicação Condensado de Bose-Einstein Desenvolvimento de fármacos Diodo laser Diodos Dispositivos lab-on-a-chip Dosimetria Drogas em investigação Emissão da luz Empreendedorismo Espalhamento Espectroscopia Raman com ponta aprimorada Espectroscopia Raman Espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser Espectroscopia de lente térmica Espectroscopia óptica Espectroscopia Eventos científicos e de divulgação Fibra óptica Financiamento em saúde Física Atômica e Molecular Física Geral Física da Matéria Condensada Física moderna Física Fotônica Fusão nuclear Genotoxicidade Guias de onda Holografia digital Institutos de pesquisa Intercâmbio de pesquisadores Interdisciplinar Jornalismo científico LIDAR Laser de alta intensidade Laser do estado sólido Laser Lasers de Nd-YAG Luz Materiais nanoestruturados Microscopia eletroquímica de varredura Modelo de Anderson Monitoramento ambiental Nanocompósitos Nanopartículas Nanoplásticos Nanotecnologia Neodímio Óptica e fotônica Óptica não linear Óptica Protótipo Química Radiofarmacologia Relógio atômico Resfriamento e aprisionamento de átomos Ressonadores ópticos Ressonância de plasmônio de superfície Satélites artificiais Semicondutores Sensoriamento remoto Simulação numérica Simulação por computador Tecnologia Terras raras
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Laboratório de bolso


Publicado em 17 de abril de 2017 - Pesquisa FAPESP. Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) descobriram como elevar a eficiência energética do laser aleatório. A técnica abre caminho para o desenvolvimento de laboratórios compactos, portáteis e descartáveis conhecidos como "lab on a chip".

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.