Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise das caracteristicas dos doadores e receptores ao procedimento de transplante hepatico correspondente aos periodos pre e pos implantacao do meld e estabelecimento de um indice de risco do doador.

Processo: 08/54966-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin
Beneficiário:Helbert de Oliveira Manduca Palmiero
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transplantes   Receptores   Fígado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doador | Figado | Indice De Risco Do Doador | Meld | Receptor | Transplante

Resumo

O transplante hepático é o tratamento padrão para os pacientes com doença hepática aguda ou crônica em estágio terminal. Atualmente, no Brasil existem 7063 pessoas aguardando o transplante de fígado, sendo 3768 somente no estado de São Paulo, estando a sobrevida próxima de 70% em 5 anos. O aumento da demanda por órgãos para doação levou a mudanças nos critérios para seleção dos doadores. Características relacionadas ao doador, receptor e procedimento de transplante são fatores que influenciam os resultados posteriores do transplante hepático. A expansão dos critérios para a maior utilização de órgãos doadores (Critérios Expandidos de Doação, CED) é uma das estratégias propostas tendo como expressão quantitativa o cálculo do índice de Risco do Doador (IRD). O principal motivo para o cálculo do IRD é a racionalização da decisão entre os riscos de realizar o transplante ou continuar na fila de espera pelo órgão. No Brasil, a partir de julho de 2006, foi estabelecido um novo critério para alocação na fila de espera para transplante hepático, o MELD, visando reduzir a taxa de mortalidade. Desta forma, a partir dos registros médicos de doadores e receptores submetidos ao transplante hepático cadastrados no Sistema Estadual de Transplantes, São Paulo, entre julho de 2004 e julho de 2008, correspondente aos períodos pré e pós MELD, este projeto de pesquisa tem como objetivos estabelecer quais são as características dos doadores e receptores submetidos ao transplante hepático, caracterizar os CED, calcular o IRD, identificar se houve influência do MELD na seleção dos doadores e responder se, além do MELD, falta um modelo para a seleção de doadores e se este modelo poderia ser baseado no IRD a ser calculado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)