Busca avançada
Ano de início
Entree

O sistema canabinoide e seu possível papel neuroprotetor na doença de Parkinson induzida por 6-hidroxi-dopamina em ratos

Processo: 09/50531-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Andréa da Silva Torrão
Beneficiário:Gabriela Pena Chaves Kirsten
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Parkinson   Canabinoides   Fármacos neuroprotetores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca De Parkinson | Morte Neural | Neuroprotecao | Sistema Canabinoide | 6-Ohda

Resumo

O sistema canabinoide parece exercer um papel modulador em vários processos neurobiológicos, incluindo processos de neuroproteção, neurodegeneração e plasticidade neuronal. Por ser um processo neurodegenerativo, a Doença de Parkinson (DP) também tornou-se alvo dos estudos de neuroproteção possivelmente desempenhada pelo sistema canabinoide. Contudo, os estudos sobre as relações do sistema canabinoide com a DP ainda são muito controversos. Assim, os objetivos principais deste projeto são: investigar as possíveis alterações histológicas e comportamentais decorrentes do pré e pós-tratamento com agonistas e antagonistas canabinoides no modelo de Parkinson induzido por 6-OHDA (6-hidroxi-dopamina) através da injeção unilateral no estriado. Os aspectos avaliados serão a identificação de morte celular e degeneração, a geração de espécies reativas de oxigênio, possíveis alterações da expressão dos receptores canabinoides após a lesão e vias de sinalização do sistema canabinoide envolvidas no possível processo de neuroproteção. Para tanto utilizaremos as técnicas de imuno-histoquímica e immunoblotting para diversos marcadores, incluindo marcadores de elementos do sistema canabinoide como os receptores CB1 e CB2, de proteínas da via de sinalização do sistema canabinoide como AKT e ERK, de tirosina hidroxilase, de morte celular por apoptose (Caspase-3), de células da glia e de NADPH oxidase. Utilizaremos ainda as técnicas de histoquímica (TÚNEL E Fluoro-Jade B) e de fluorescência da dihidroetidina. Além disso, iremos também realizar testes comportamentais nos animais pré e pós-tratados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KIRSTEN, Gabriela Pena Chaves. O receptor canabinóide CB1 nos núcleos da base e a sua participação no processo degenerativo em modelos da Doença de Parkinson.. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.