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Pintura e identidade: Pernambuco e suas representações artísticas, de 1930 a 1970

Processo: 08/58676-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Lilia Katri Moritz Schwarcz
Beneficiário:Eduardo Dimitrov
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia Politica | Artes Plasticas | Brigas De Familia | Identidade Familiar | Mecenato | Pernambuco

Resumo

Este projeto de doutorado busca compreender as relações entre produção artística e as disputas políticas travadas por grandes famílias no Estado de Pernambuco entre os anos de 1930 e 1980. O agenciamento do parentesco e o estabelecimento de alianças familiares para o domínio político de Estados do Nordeste, já foi objeto de outros autores. Neste projeto, procura-se compreender como a produção artística produzida ou financiada por membros destas mesmas famílias se relacionam com as disputas políticas travadas por suas parentelas. Dito de outro modo pretende-se compreender de que maneira os embates familiares na política determinam e são determinados pelas opções estéticas e imagens construídas por artistas que “são integrantes ou são financiados por ramos dessas famílias. Não se trata de condicionar a arte à política, mas sim de compreender como a construção de uma estética, que diz sobre Pernambuco e sobre o Nordeste, está imbricada em disputas familiares mais amplas. Para tanto se optou por focar nas artes plásticas produzidas por artistas pernambucanos entre os anos de 1930 e 1980. Este longo período é importante para que, em uma análise diacrônica, seja possível perceber os movimentos das alianças políticas e, ao mesmo tempo, as inovações estéticas que cada artista ou grupo de artistas, propôs em cada contexto. A partir daí, identificar-se-á as disputas simbólicas no interior da elite pernambucana na forma de representar as famílias, a parentela e o Estado. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIMITROV, Eduardo. Regional como opção, regional como prisão: trajetórias artísticas no modernismo pernambucano. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.