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Identificação precoce de déficits de linguagem e dificuldades comportamentais para intervenção psicoeducativa como política pública de educação

Processo: 12/51634-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil  Desenvolvimento da linguagem  Transtornos da linguagem  Distúrbios do comportamento  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Comportamento Infantil | Criancas | Desenvolvimento Da Linguagem | Desenvolvimento Infantil | Linguagem

Resumo

Este projeto tem por objetivo detectar e intervir precocemente nas dificuldades de linguagem e de comportamento em crianças de três e quatro anos, freqüentando escolas de educação infantil da Rede Municipal de Santos de forma a sinalizar potenciais problemas na aquisição de competências acadêmicas e sociais que poderão trazer prejuízos no ensino fundamental. Em um primeiro momento, 180 crianças participarão do projeto e serão avaliadas em vocabulário expressivo e receptivo e processamento auditivo central. Essas crianças serão reavaliadas em processamento auditivo central aos quatro anos e avaliadas em comportamentos. Das 180 crianças avaliadas, 90 constituirão um grupo experimental e serão submetidas à intervenção para o desenvolvimento e aprimoramento de linguagem e manejo de comportamentos-problema, por meio de atividades desenvolvidas em aplicativos para uso em tablets e orientações fornecidas a seus pais e professores por uma equipe de profissionais composta por fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. As outras 90 crianças restantes farão parte do grupo controle. Ao final da intervenção, que terá a duração de três meses, todas as 180 crianças serão reavaliadas em vocabulário receptivo e expressivo, processamento auditivo e comportamentos. Ao final, e a partir da verificação da eficácia do programa de intervenção utilizado, haverá a possibilidade de adoção desse programa como uma política pública de educação do município de Santos. (AU)

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