- Programa Equipamentos Multiusuários (EMU)
- Infraestrutura de Pesquisa - Equipamentos
- Infraestrutura de Pesquisa - Informática
O Programa Equipamentos Multiusuários (EMU) da FAPESP tem por objetivo apoiar a aquisição de equipamentos de última geração para uso compartilhado pela comunidade científica, mediante critérios rigorosos de seleção e de acordo com as normas vigentes (www.fapesp.br/emu).
O Brasil tem apresentado um aumento na frequência de eventos climáticos e meteorológicos extremos nas últimas décadas, especialmente na última década. Todos os biomas e populações do país foram atingidos, mas as populações localizadas em áreas suscetíveis bem como comunidades indígenas foram as que mais sofreram. Por exemplo, as catástrofes desencadeadas por chuvas extremas foram a causa …
Avanços em muitas tecnologias, como energia renovável e sustentável, computação quântica, armazenamento de dados e diferentes tipos de sensores para aplicações que vão da saúde à agricultura, dependem de nossa capacidade de projetar e realizar materiais com propriedades otimizadas. Nesta perspectiva, a descoberta e o design de materiais dependem intimamente de esforços conjuntos entre sim…
O tratamento e a interpretação de grandes volumes de dados multimodais são um desafio central, exigindo IA e ferramentas computacionais especializada. Este projeto empregará computação de alto desempenho e algoritmos de IA em dados obtidos de tecnologias de ponta para investigar comportamentos e fenótipos humanos em várias escalas biológicas, desde níveis moleculares até ambientais. Ele c…
A malária é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O sequenciamento dos genomas de várias espécies do seu agente causador, um protozoário do gênero Plasmodium, seguido de estudos de larga escala como transcriptomas e proteomas, tem permitido uma maior compreensão sobre a biologia do parasita e sua interação com o hospedeiro. Em paralelo, milhares de compostos têm sido testados…
Uma significativa melhora na qualidade de vida da humanidade nos últimos tempos tem sido alcançada por meio do desenvolvimento de novos materiais nas diversas áreas da ciência. O inimaginável avanço tecnológico das últimas décadas tem permitido aprimorar a engenharia da preparação e caracterização de novos materiais massivos e nanoestruturados, com a concomitante fabricação de novos produ…
O projeto AP.EMU "Sistema de nano-cromatografia líquida de alta eficiência hifenada a espectrometria de massas com ionização por elétrons e analisador quadrupolar (EI-Q (MS))" destina-se à aquisição de um equipamento solicitado e recomendado no projeto temático 2017/02147-0. O equipamento será configurado e destinado a uso conforme descrito no projeto temático, atendendo aos pesquisadores…
Carregando Filtros. Aguarde...
Clique e arraste com o lado esquerdo do mouse para mover o mapa até onde desejar.
Selecione o ano: |
Mostrar os anos em sequência |