Resumo
O projeto visa o desenvolvimento e a manutenção da infraestrutura para pesquisa do Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo - USP (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Osvaldo Novais de Oliveira Jr. é físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, Reino Unido. Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul a partir de 2019. É diretor do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo. Publicou cerca de 750 artigos em periódicos especializados, 23 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica em inglês, 3 livros com coletâneas sobre nanotecnologia, tendo submetido 13 pedidos de patentes. Esses trabalhos receberam cerca de 22.100 citações (fator h = 68) na Web of Science, e 33.200 citações (h= 84) no Google Scholar (dados de abril de 2025). Orientou 53 mestres e doutores. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e que integrou o processador de texto Word for Windows por vários anos. Suas principais áreas de atuação são em filmes orgânicos nanoestruturados, e processamento de línguas naturais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) (2016 a 2020), e da International Union of Materials Research Societies (IUMRS) em 2023-2024. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da América Latina, e editor executivo da revista ACS Applied Materials Interfaces. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
O projeto visa o desenvolvimento e a manutenção da infraestrutura para pesquisa do Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo - USP (AU)
O Projeto visa o desenvolvimento e a manutenção da infraestrutura para pesquisa do Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo (AU)
O transtorno depressivo maior (TDM), popularmente conhecido como depressão, é um transtorno grave que afeta aproximadamente 17% da população mundial em algum momento da vida, resultando em grandes consequências sociais e econômicas. O TDM é um transtorno que se manifesta com sintomas nos níveis psicológico, comportamental e fisiológico causado, na maioria das vezes, por interações entre u…
A contaminação por mercúrio (Hg) afeta o meio ambiente e a saúde humana, o que torna a detecção de Hg essencial. Na detecção pode-se empregar o enxofre elementar (S8), resíduo abundante e com afinidade para o Hg. Entretanto, ele apresenta baixa condutividade e difícil processamento. A técnica de vulcanização inversa do S8 com alcenos, proposta neste projeto, contorna essas questões, produ…
O transtorno depressivo maior (TDM), popularmente conhecido como depressão, é um transtorno grave que afeta aproximadamente 17% da população mundial em algum momento da vida, resultando em grandes consequências sociais e econômicas. O TDM é um transtorno que se manifesta com sintomas nos níveis psicológico, comportamental e fisiológico causado, na maioria das vezes, por interações entre u…
A combinação de métodos eletroanalíticos e aprendizagem de máquina é promissora para o diagnóstico precoce de câncer e outras doenças, principalmente com dispositivos sensíveis com operação no ponto de atendimento. Resultados ainda mais confiáveis e completos podem ser obtidos com dispositivos que detectam simultaneamente múltiplos biomarcadores. Porém, a produção desses sensores livres d…
O Grupo de Polímeros Bernhard Gross do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) desenvolve biossensores há muitos anos, para os quais materiais e arquiteturas são selecionados empiricamente com base em dados experimentais anteriores. Neste projeto de pesquisa pretende-se projetar sensores ópticos, aproveitando a interação sinérgica da ressonância plásmon de superfície localizada (loca…
Este projeto foi concebido com dois objetivos principais: proporcionar aprendizado para a bolsista em tópico de pesquisa de fronteira, e permitir que ela ganhe experiência de laboratório em colaboração num grupo de pesquisa consolidado. Por isso, as atividades se concentrarão em estudos da literatura para a compreensão do tema, análise de progressos recentes e aprendizado de conceitos fun…
O controle da doença COVID-19 causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2 requer diagnóstico em grande escala para uma população, principalmente no estágio inicial de contágio. Dos testes atuais, os moleculares para detecção do vírus são complexos e têm consumo de tempo relativamente alto, enquanto a maioria dos testes de imunoensaios é aplicável apenas em estágio tardio da doença. Neste projeto …
Nos últimos anos, a eletrônica impressa desencadeou um avanço significativo na tecnologia vestível nas áreas de monitoramento e diagnóstico de saúde. Nesse contexto, sensores vestíveis podem oferecer avaliação não invasiva, ininterrupta e em tempo real dos processos fisiológicos. Para ilustrar, existe uma onda de esforços para desenvolver dispositivos vestíveis visando aferir com precisão…
O avanço de sistemas inovadores de entrega de fármacos desempenha um papel fundamental na quimioterapia, dada a complexidade dos desafios enfrentados, incluindo a solubilidade dos fármacos, o direcionamento preciso e a liberação controlada de fármacos, além dos possíveis efeitos adversos nos tecidos saudáveis. Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema inovador de entrega de fá…
Nos últimos anos, o atendimento médico personalizado usando dispositivos vestíveis tem sido intensamente investigado para substituir o diagnóstico e acompanhamento hospitalar convencional. Os sensores de tatuagem respiráveis permitem um monitoramento de saúde confortável e rápido a longo prazo sem os atrasos associados à análise laboratorial centralizada. Este projeto visa desenvolver dis…
Publicado em 03 de fevereiro de 2014 - Pesquisa FAPESP. Físicos brasileiros utilizaram uma técnica de análise de textos desenvolvida por eles para estudar o manuscrito Voynich, um livro misterioso supostamente escrito no início do século XV composto em um alfabeto desconhecido. A esperança é que a descoberta ajude a decifrar o texto, considerado um dos mais enigmáticos que se conhece. Por meio de ferramentas estatísticas avançadas, o físico Diego Amâncio, da Universidade de São Paulo em São Carlos, se esforça para descobrir se o manuscrito é um texto coerente ou apenas um amontoado aleatório de símbolos sem sentido, como afirmam alguns estudiosos. "Analiso o texto sem saber quais são as palavras, porque estou interessado na organização do texto", afirma.