- Fundação Seade ( 4 Auxílios à pesquisa / 15 Bolsas )
- Instituto Jô Clemente ( 4 Auxílios à pesquisa / 15 Bolsas )
- Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) ( 4 Auxílios à pesquisa )
O principal instrumento da FAPESP para formalizar as colaborações entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros são os acordos de cooperação, que a Fundação estabelece com renomadas instituições nacionais e estrangeiras, interessadas em apoiar conjuntamente pesquisas em áreas de interesse comum.
Esta página da Biblioteca Virtual da FAPESP apresenta a lista de acordos, reunidos por país e pela: Agências de fomento à pesquisa, Instituições de ensino superior e de pesquisa, Empresas e associações.
É possível acessar, nesta página da BV FAPESP, informações sucintas sobre esses acordos e, principalmente, visualizar os recursos de busca e recuperação dos registros de informação de bolsas e projetos de pesquisa aprovados e vinculados a esses acordos, em andamento ou concluídos.
O quadro "Apoio FAPESP em Números" apresenta o total atualizado de projetos de pesquisa e bolsas concedidas e processos FAPESP vinculados.
Utilize a opção "Refinar" para filtrar as informações de projetos de pesquisa e bolsas e obter resultados específicos para sua busca. Os Mapas e Gráficos oferecem recursos para visualizar a distribuição geográfica do fomento FAPESP no Estado de São Paulo e outras informações complementares.
Para acessar a lista completa de acordos, clique aqui.
Ver a página da FAPESP de divulgação das chamadas públicas de propostas colaborativas de pesquisa, atuais e de anos anteriores, https://www.fapesp.br/chamadas.
Ver também a página Colaborações Internacionais, da Biblioteca Virtual, que reúne os instrumentos institucionais da Fundação para estimular os pesquisadores no Estado de São Paulo a desenvolver colaborações em pesquisa com colegas de outros países.
Ordenação: | Alfabética | Apoio FAPESP em Números |
Agrupamento: | País | Tipo de organização conveniada |
Formato: | Compactado | Expandido |
Síndrome de Down (SD) é uma condição genética que afeta múltiplos sistemas corporais. Distúrbios do neurodesenvolvimento, baixa estatura, defeitos cardíacos, obesidade, distúrbios do sono, atraso motor e inatividade estão entre as muitas condições de saúde associadas a SD. No entanto, inúmeros desafios relacionam-se ao estudo dessas características, incluindo sua prevalência, epidemiologi…
Entender a evolução da mortalidade neonatal por meio da análise dos principais grupos de doenças que causam tais mortes, sua distribuição temporal e geográfica e os fatores demográficos a elas associados pode contribuir para o desenho de intervenções que facilitem atingir as Metas de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidas em 2015 pela ONU. Objetivo: Analisar padrões não aleatórios de …
A síndrome de Down (SD), que é a consequência da trissomia do cromossomo 21 (T21), tem uma incidência aproximada de 1:660 nascidos vivos. A SD é a principal causa genética de deficiência intelectual e resulta em comprometimento intelectual generalizado, o qual varia tipicamente entre brando a moderado. Embora a SD seja conhecida há mais de 160 anos, o entendimento sobre os mecanismos resp…
Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é a principal causa genética de deficiência intelectual leve a moderada no mundo. A expectativa de vida dos portadores de SD tem aumentado nas últimas décadas e com isso a incidência de demência, especialmente a Doença de Alzheimer (DA) aumenta nesta população, fazendo do envelhecimento uma nova e importante área de estudo na SD. A neuro…
Estudos populacionais têm sido frequentemente utilizados para a inferência de hipótese sobre a etiologia do câncer e na identificação dos fatores de risco, sendo os dados obtidos através de Registros de Câncer de Base Populacional. O objetivo deste estudo é avaliar as neoplasias malignas nas 18 cidades pertencentes à regional de saúde de Barretos, São Paulo. Este será um estudo temático p…
Níveis de atividades físicas (AF) são associados com a saúde geral da população geral de mães e crianças. No entanto, há escassez de dados referentes aos níveis de AF de mães e crianças com síndrome de Down (SD). Os objetivos da pesquisa são: 1) determinar protocolos apropriados de medição de AF em mães e crianças com SD da Coorte T21 São Paulo; 2) avaliar níveis de AF de mães e crianças …
A Coorte T21 São Paulo construirá um banco de imagem para processamento de dados referentes ao diagnóstico T21, saúde pré-natal, saúde da gestante, características do nascimento, acesso a serviços de saúde, terapias e desenvolvimento motor. Neste sentido, a proposta tem o objetivo de desenvolver o "Banco de Imagem & Processamento" para coleta e armazenamento de documentos como prontuários…
Amamentação exclusiva é um fator protetivo de doenças infecciosas como diarreia, pneumonia, risco de obesidade, inteligência na infância, adolescência e fase adulta. Evidências indicam que crianças com síndrome de Down (SD) apresentam frequência reduzida de amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida. No entanto, há escassez de dados prospectivos sobre trajetórias de amamentação nos…
Evidências indicam que crianças com síndrome de Down (SD) experimentam alguns desafios relacionados a sua saúde e desenvolvimento nos primeiros anos de vida. Um dos pilares do estudo "Coorte T21 São Paulo" refere-se à redução de experiências negativas durante o desenvolvimento de crianças com SD nos primeiros 36 meses de vida. Assim, o grupo de trabalho (GT21) propõe o desenvolvimento de …
Um dos objetivos da Coorte T21 São Paulo refere-se ao desenvolvimento dos padrões normativos de crescimento para crianças com síndrome de Down (SD). Trata-se do primeiro estudo longitudinal prospectivo com o propósito de determinar o potencial genético do crescimento de crianças com SD. Uma amostra derivada do subestudo "Padrões de Crescimento T21 São Paulo" do projeto "Coorte T21 São Pau…
As pessoas com síndrome de Down (SD) apresentam trissomia do cromossomo 21. Essa trissomia é tida como a principal razão da alta taxa de aparecimento da Doença de Alzheimer nos portadores de SD, e processos como neuroinflamação e deposição de placa beta-amiloide são processos que acontecem durante o envelhecimento. É possível avaliar neuroinflamação por imagem molecular in vivo, pela técn…
Carregando Filtros. Aguarde...
Clique e arraste com o lado esquerdo do mouse para mover o mapa até onde desejar.
Selecione o ano: |
Mostrar os anos em sequência |