FAPESP Logo

Conteúdo relacionado

    A ludicidade na educação infantil: uma abordagem histórico-cultural

    Título (Inglês): The ludic activity in the childhood education: a cultural-historical approach
    Texto completo
    Autor(es):

    Pimentel, Alessandra1

    Afiliação do(s) autor(es):

    1Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia

    Tipo de documento: Artigo Científico
    Fonte: Psicologia da Educação; v. 26, p. 109-133, jun. 2008.
    Área do conhecimento: Ciências Humanas - Psicologia
    Assunto(s):

    Psicogênese

    Jogos educativos

    Memória cultural

    Resumo
    O artigo se reporta à teoria histórico-cultural para discutir o papel do jogo na educação formal, sobretudo nos primeiro anos da educação básica. Primeiro, conceitos como o de Zona de Desenvolvimento Proximal e internalização das funções psicológicas superiores são apresentados para, em seguida, implicá-los na definição vygotskiana de jogo. Depois, à luz das contribuições de Elkonin, o uso de atividades lúdicas no contexto educativo é ressaltado, tendo em conta os quatro princípios gerais propostos pelo autor para explicar a função desempenhada pelo jogo no desenvolvimento do psiquismo. (AU)
    Resumo (Inglês)
    The article is based on the cultural-historical theory to discuss the paper of the play in the formal education, especially in the first years of the basic education. First, concepts as of the Zone of Proximal Development and internalization of the higher mental functions are presented for, after that, implying them in the vygotskian definition of the play. Later, under the shelter of the contributions of Elkonin, the use of the playful activities in the educative context is emphasized, considering the four general principles proposed by the author to explain the function carried out by the play in the psychological development. (AU)

    Processo FAPESP: 01/03643-2 - Jogo e aprendizagem escolar: análise de uma proposta de formação continuada de professores
    Beneficiário:Alessandra Pimentel
    Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado
    CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
    cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP