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Compreensão e produção oral de sentenças em crianças com deficiência auditiva pré-lingual usuárias de implante coclear

UNESP Texto completo
Autor(es):
Anderson Jonas das Neves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Ciências
Data de defesa:
Membros da banca:
Camila Domeniconi; Raquel Melo Golfeto
Orientador: Ana Cláudia Moreira Almeida-Verdu
Resumo

O implante coclear destaca-se como uma das potenciais tecnologias aplicadas na reabilitação de pessoas com deficiência auditiva neurossonsorial pré-lingual bilateral, possibilitando uma sensação auditiva ao indivíduo e condições para que aprenda repertórios de ouvinte e falante. Este trabalho é uma continuidade das pesquisas na interface da Audiologia e Análise do Comportamento, que têm investigado as condições sobre as quais implantados cocleares pré-linguais aprendem habilidades receptivas e expressivas. O Capítulo 1 deste trabalho apresenta uma revisão da literatura que trata das relações entre o uso do implante coclear e a aquisição da linguagem. Para isso, foi realizada uma revisão dos estudos contidos nas bases Web of Science®, Scielo e LILACS, nos últimos 10 anos (2003 a 2013) com os seguintes unitermos, "cochlear implant", "auditory recognition", "speech", "speech production" e "language". Após um tratamento inicial dos resultados, foram selecionados para análise 86 artigos que foram classificados de acordo com os seguintes critérios ano de publicação, periódico, área de pesquisa, tipo de estudo, repertório investigado e temática geral dos estudos. O capítulo 2 realizou uma revisão sistemática da análise experimental da audição e da produção oral de implantados cocleares em função dos objetivos dos trabalhos, características dos participantes, procedimentos, estruturas de ensino e sensbilidade dos participantes aos procedimentos considerando a ampliação de vocabulário receptivo, leitura com compreensão e inteligibilidade da fala. O Capítulo 3 realizou um experiento que verificou se o fortalecimento da rede de relações de equivalência envolvendo sentenças (por um procedimento distinto do usualmente adotado), ofereceria condições para aprimorar a inteligibilidade da fala em tarefas de nomeação de figuras de ações. Participaram oito crianças com deficiência auditiva pré-lingual... (AU)

Processo FAPESP: 12/05696-0 - Compreensão e produção de sentenças em crianças com deficiência auditiva pré-lingual usuárias de implante coclear
Beneficiário:Anderson Jonas das Neves
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado