site da FAPESP
URL curto

Elias Thome Saliba

Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) (Instituição sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil
*Quantidades atualizadas em 19/04/2014
Graduado, Doutor e Livre-Docente em História pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Teoria da História pela USP, especializou-se em História da Cultura, com ênfase no Brasil do período republicano. Foi professor da PUC-SP por mais de 10 anos, onde também foi coordenador de pós-graduação em História. É professor de Teoria da História na USP desde 1990, onde também foi coordenador da pós-graduação e atualmente desenvolve projetos na área de história cultural do humor brasileiro.Publicou ainda artigos e capítulos de livros relacionados à area de Teoria e Epistemologia da História, Metodologia e História da historiografia. Exerceu - e ainda exerce - inúmeras atividades de consultoria em orgãos diversos, instituições de pesquisa (FAPESP, CAPES, CNPq, Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores, MEC e rede SciELO) editoras e participa de inumeros conselhos editoriais de publicações especializadas nacionais e internacionais. É colaborador em vários orgãos da imprensa escrita, com circulação nacional. Seus estudos mais recentes giram em torno da história do humor no Brasil, envolvendo as diversas linguagens da representação cultural. Entre seus trabalhos mais importantes, sucessivamente reeditados, estão o livro Raízes do Riso; a representação humorística na história brasileira-Da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio(Cia. das Letras,3a.ed.,2009); o capítulo A dimensão cômica da vida privada na República IN História da Vida Privada no Brasil, vol. 3 (12 a. ed.,Cia. das Letras, 2012) - e o mais recente, o capítulo Cultura: as apostas na República, que integra o volume 3 de coleção História do Brasil-Nacão, 1808-2010 (Objetiva/Fundaccion Mapfre, 2012). (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa em andamento (mais recentes)

  • Gente que Brilha quando os maestros se encontram música e músicos da "era de ouro" do rádio brasileiro, PUB.LVR.BR
  • O cineasta historiador: o humor frio no filme sábado, de Ugo Giorgetti, PUB.LVR.BR

Bolsas no país em andamento (mais recentes)

  • Leitura ficcional na infância. 1880-1920, BP.PD
  • Idéias de cachorro, poeira de idéias e outras percepções. a importância dos animais no complexo mundo de Machado de Assis, BP.PD
  • "escrevendo a lápis de cor :infância e história na escritura de Guimarães Rosa", BP.DR

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsa no exterior em andamento (mais recentes)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: