Busca avançada
Ano de início
Entree

Gilvan Sampaio de Oliveira

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID


Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor e Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ? INPE. Bacharelado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Chefe da Divisão de Operações e Coordenador-geral substituto do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE. Pesquisador junto à Divisão de Modelagem e Desenvolvimento (DMD) do CPTEC/INPE e do Grupo de Interações Biosfera-Atmosfera do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do INPE, onde pesquisa os impactos das mudanças de usos da terra e do aquecimento global no clima local, regional e global utilizando modelos de circulação geral da atmosfera, modelos do sistema terrestre e modelos de vegetação dinâmica. Coordenador da sub-rede Modelagem Climática da Rede Brasileira de Pesquisas em Mudanças Climáticas (Rede Clima) Autor de livros sobre mudanças climáticas e sobre os fenômenos El Niño e La Niña. Possui diversas publicações de artigos científicos internacionais e nacionais. Docente da Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre do CCST/INPE. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Interações Biosfera-Atmosfera, Modelagem Climática, Previsão climática, Estudos de Fenômenos Climáticos, Estudos do Clima, Mudanças Climáticas e Paleoclimatologia. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 15/09/2018
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: