Busca avançada
Ano de início
Entree

Ernst Wolfgang Hamburger

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Alemanha

possui graduação em física pela Universidade de São Paulo (1954) e doutorado - University of Pittsburgh (1959). Atualmente é professor titular aposentado e foi chefe do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Pesquisador em Física Nuclear Experimental, publicou em revistas internacionais e nacionais artigos sobre reações nucleares e a estrutura do núcleo atomico. Como professor do IFUSP reorganizou o ensino de Física Geral e Experimental, ampliou os laboratórios didáticos e propôs e dirigiu uma área interdisciplinar de pós-graduação dedicada ao Ensino da Física e das Ciências, pioneira no país. Em anos recentes dedicou-se principalmente a pesquisa e desenvolvimento em , educação em física e em ciências, divulgacao e popularizacao da ciencia, inclusão social. Foi diretor da Estação Ciência, Centro de Divulgação Científica da USP, onde renovou as exposições científicas e atividades educacionais. Foi diretor e/ou conselheiro de associações profissionais como SBF, SBPC, ADUSP, ABCMC. É membro da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional de Mérito Científico do Brasil e recebeu distinções de Divulgação Científica nacional (Prêmio José Reis, do CNPq) e internacionais (Prêmio Kalinga, da UNESCO e Prêmio LatinoAmericano da RedPop e UNESCO). (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 22/09/2018
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Ernst W. Hamburger: uma vida dedicada à ciência

Publicado em 08 de março de 2018 - Comunicação NeuroMat - Agência FAPESP. Este vídeo é uma homenagem ao pesquisador e comunicador científico Ernst W. Hamburger (1933-2018), produzido pelo CEPID NeuroMat, com apoio da FAPESP. Hamburger foi coordenador de difusão do CEPID NeuroMat.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: