Busca avançada
Ano de início
Entree

Orlando de Castro e Silva Junior

CV Lattes ResearcherID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP).Com duplo vínculo docente na USP é professor Titular da Divisão de Cirurgia Digestiva do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP - São Paulo (FMUSP). Coordenador do Grupo de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Com pós-graduação em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - mestrado (1983) e doutorado (1986), em 1992 tornou-se Professor Livre Docente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Fez treinamento clínico-cirúrgico em ressecções hepáticas e transplante de fígado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de 1987 a 1991, nos anos 2000 no Hospital Clínico da Universidade de Barcelona-Espanha e nos hospitais da Universidade de Coimbra-Portugal. Tem experiência na área de cirurgia, clínica e experimental, atuando principalmente na área de cirurgia hepática e transplante de fígado. Montou e organizou o programa de Ressecções Hepáticas para tratamento de tumores do fígado realizando a primeira hepatectomia regrada no HC da FMRP-USP em novembro de 1992. Montou e organizou o Programa de Transplante Clínico de Fígado no Hospital das Clínicas da FMRP-USP, do qual é o coordenador desde sua instalação. Com sua equipe realizou o primeiro transplante clínico de fígado em Ribeirão Preto em 2 de maio de 2001. Na área de cirurgia experimental, suas linhas de pesquisa são isquemia/reperfusão do fígado e regeneração hepática, com ênfase principal no efeito da luz laser e da oxigenoterapia hiperbárica sobre o fígado em diversas situações experimentais. Desde 1995 mantém com o Instituto de Física de São Carlos-IFSC-USP, intercâmbio científico e tecnológico, visando a aplicação clínica da fototerapia dinâmica (PDT) em tumores do esôfago, pâncreas e fígado e também da espectroscopia de fluorescência a laser para o diagnóstico de tumores do fígado e pâncreas. Atualmente, vem aplicando a espectroscopia de fluorescência a laser para avaliação da vitalidade de fígados para transplante experimental e clínico. Do início de 2006 até maio de 2008 foi presidente do São Paulo Interior Transplante-SPIT. Pelo Google Acadêmico é pesquisador com índice H 23 e índice i10 55. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 15/09/2018
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: