Pesquisa avançada

Foto do(a) Eduardo Horjales Reboredo

Fonte: Currículo Lattes

Eduardo Horjales Reboredo

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Uruguai

Possui LICENCIATURA EM FÍSICA pela Universidade da República do Uruguai (1977) e doutorado em Biologia Molecular pela SVERIGES LANTBRUKSUNIVESITET, Suécia (1985). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Biologia Estrutural e Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: alosterismo, estrutura tridimensional de enzimas e cristalografia de proteínas, relações entre flexibilidade estrutural e função biológica, proteínas associadas à invasão de tripanossomatídeos ao hospedeiro. Entre os anos 1987 e 2006 o centro principal dos trabalhos esteve focado em estudos estruturais da regulação alostérica, em particular determinando e analisando a estrutura cristalográfica da enzima glucosamina 6-fosfato desaminase. Este é um tema básico da bioquímica dos seres vivos. Porém, também desenvolveu projetos com potenciais aplicações tecnológicas. Assim, no México, nos anos 1997-2006 realizou trabalhos de pesquisa sobre interações antígeno-anticorpo. Em 2008, quando se mudou para São Carlos, SP, Brasil, centrou sua linha de pesquisa em temas com aplicações de interesse nacional. Neste momento, a biologia estrutural de tripanossomatídeos, em particular do processo de invasão ao hospedeiro, se tornaram um dos eixos principais das pesquisas. Na elaboração dos projetos e para incrementar a capacidade de interpretação dos fenómenos biológicos a partir das estruturas a determinar, a possibilidade de construir colaborações de alto nível com grupos de áreas diferentes (microbiologia, biologia celular, entre outras) é um foco importante das atenções, contribuindo, dessa forma, com o avanço da cristalografia e biologia estrutural no Brasil. Devido à experiência em fenômenos de alosterismo de enzimas e à possibilidade de inibir alostericamente enzimas de interesse, aprofundou nos trabalhos sobre alosterismo, empregando métodos de simulação computacional, que foram temas trabalhados durante o doutorado e anos seguintes. Atualmente trabalha na determinação estrutural por cristalografia de proteínas e análise das seguintes proteínas: ElrR - Regulador transcricional da proteína ElrA de Enterococcus fecalis. ElrA - Proteína de virulencia de Enterococcus fecalis. P21- Proteína que participa na invasão de T.cruzi à célula hospedeira. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país

Apoio FAPESP em números*

*Quantidades atualizadas em 20/05/2017

Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP

Contate o Pesquisador

Seu nome:

Sua mensagem:
CAPTCHA:

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador

Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

DOS SANTOS, MARLUS ALVES; TEIXEIRA, FRANCESCO BRUGNERA; TEIXEIRA MOREIRA, HELINE HELLEN; RODRIGUES, ADELE AUD; MACHADO, FABRICIO CASTRO; CLEMENTE, TATIANA MORDENTE; BRIGIDO, PAULA CRISTINA; SILVA, REBECCA TAVARES E.; PURCINO, CECILIO; BARBOSA GOMES, RAFAEL GONCALVES; et al. A successful strategy for the recovering of active P21, an insoluble recombinant protein of Trypanosoma cruzi. SCIENTIFIC REPORTS, v. 4, . Citações Web of Science: 3. (10/51867-6, 12/21153-7)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: