site da FAPESP
URL curto
Foto do(a) Fernando Costa Mattos
Fonte: Currículo Lattes

Fernando Costa Mattos

Universidade Federal do ABC (UFABC). Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) (Instituição sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil
*Quantidades atualizadas em 19/04/2014
Fernando Costa Mattos é Professor de Filosofia na Universidade Federal do ABC e pesquisador do CEBRAP, onde integra a Câmara de Pesquisadores e o Núcleo Direito e Democracia, junto ao qual participou de dois Projetos Temáticos FAPESP (de 2005 a 2013). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007), fez também mestrado em Filosofia (2001) e graduação em Direito (1997) nessa mesma universidade. De 2007 a 2010, realizou pesquisa de pós-doutorado no CEBRAP, com bolsa da FAPESP, e fez, nesse período, dois estágios na Humboldt-Universität zu Berlin. É membro do Grupo de Pesquisas em Filosofia Crítica e Modernidade, sediado na USP, e da comissão editorial dos Cadernos de Filosofia Alemã. Autor dos livros "Nietzsche, perspectivismo e democracia: um espírito livre em guerra contra o dogmatismo" (Saraiva, 2013) e "Da teoria à liberdade: a questão da objetividade em Kant" (AM Ed., 2009), bem como de diversos artigos sobre Kant e Nietzsche - entre eles "The Postulates of Pure Practical Reason. A Possible Place for Imagination in Kant's Moral Philosophy?", em volume sobre a imaginação em Kant publicado pela De Gruyter em 2013 -, traduziu do alemão para o português a "Crítica da Razão Pura", de Kant (Editora Vozes, 2012), e "Fé e Saber", de Jürgen Habermas (Edunifesp, 2013), além de diversos outros textos filosóficos, e está trabalhando atualmente em uma nova tradução da "Crítica da Faculdade de Julgar", de Kant, com previsão de publicação pela Vozes em 2015. Na UFABC, leciona disciplinas nas áreas de Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Ética e Filosofia Política, e está coordenando a criação do programa de mestrado em Filosofia, além de fazer parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE) e da Comissão de Implantação da Editora da UFABC (EdUFABC). Mantém também parcerias internacionais com universidades estrangeiras, notadamente com o Núcleo de Filosofia Prática da Humboldt-Universität zu Berlin e o Instituto de Filosofia da Ludwig-Maximilians-Universität München. (Fonte: Currículo Lattes)

Índices de citações (Fonte: Google Scholar)*

 TodosDesde 2009
Citações96
Índice h22
Índice i1000
Citações dos artigos de Fernando Costa Mattos
X
Lista de publicações
Fonte: Google Scholar
*Atualizado diariamente

Auxílio à pesquisa concluído (mais recentes)

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

  • Moral e metafísica: uma relação ainda cogitável? Elementos para uma reflexão sobre essa questão a partir das filosofias críticas de Kant e Nietzsche, tendo em vista o panorama "pós-metafísico", BP.PD
  • A questão da "glaube" em Nietzsche, BP.DR
  • O estatuto do conhecimento prático kantiano, BP.MS
Ver todas as Bolsas no país concluídas

Bolsas no exterior concluídas (mais recentes)

  • Kant, Fichte e a metafísica da modernidade: repensando a importância da subjetividade, BE.PQ
  • Reflexão sobre a relação entre metafísica e moral a partir de Kant e Nietzsche, BE.PQ
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: