Busca avançada

José Albertino Bendassolli

CV Lattes ResearcherID


Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor Associado (MS 5 nível 3) do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Tem experiência na área de Engenharia Química e Nuclear, com ênfase em métodos de separação de isótopos estáveis de elementos leves (B, N, C, S,) e síntese de compostos (orgânicos e inorgânicos) enriquecidos nos isótopos estáveis de interesse em várias áreas de pesquisa (10B, 13C, 15N, 34S). Responsável pelo Laboratório de Isotopos estáveis do CENA (1999 - fev/2017), sendo pioneiro e único na América Latina a dominar tecnologia de separação e síntese de compostos enriquecidos nos isótopos de elementos leves. Na mesma linha pode-se destacar o desenvolvimento de métodos de preparo de amostras, orgânicas e inorgânicas, para determinação isotópica de elementos leves por espectrometria de massas de razão isotópica. Diretor Técnico Substituto da Divisão de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares (DVTEC) do CENA/USP (1997 a 1998 e 2002 a 2006); Diretor Técnico da Divisão de Desenvolvimento de Métodos e Técnicas Analíticas e Nucleares (DVTEC) do CENA/USP (2006 a 2008); Presidente Substituto da Comissão de Pesquisa do CENA (2012 a 2013); Vice-Diretor do CENA/USP (2014 a 2018). Na área ambiental coordena trabalhos e projetos objetivando a gestão de resíduos químicos gerados em laboratórios de ensino e pesquisa, notadamente no desenvolvimento de métodos de reciclagem, recuperação e tratamento de resíduos químicos perigosos, totalizando, anualmente, aproximadamente 600 toneladas. A gestão de águas servidas e energia é outra atividade a destacar, com desenvolvimento de projetos que estão possibilitando, mensalmente, economia de 1,2 milhões de litros de água e 50.000 kw de energia para a instituição. Atividades Docentes Atuais: Professor responsável por disciplinas de graduação (ESALQ/USP) e pós-graduação (CENA/USP). Disciplinas - Graduação: Introdução ao gerenciamento de resíduos químicos (CEN 0470, 60 h) e Pós-graduação: Metodologia de Isótopos Estáveis (CEN 5706 - 80 h 2 docentes ); Técnicas Isotópicas em Estudos de Ciclagem de Nitrogênio em Agroecossistemas (CEN 5747, 105 h - 2 docentes) e Gerenciamento de Resíduos Químicos (CEN 5760, 80 h - 1 docente). (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números* *Quantidades atualizadas em 18/11/2017
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador
Seu nome:

Sua mensagem:
CAPTCHA:
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

MILAGRES, J. J. M.; SANT ANA FILHO, C. R.; SCHONINGER, E. L.; TRIVELIN, P. C. O.; BENDASSOLLI, J. A.. Soil N Losses by Denitrification Evaluated Using the N-15 Tracer Method. Communications in Soil Science and Plant Analysis, v. 47, n. 13-14, p. 1709-1719, . Citações Web of Science: 0. (13/08980-4)

Patente(s) depositada(s)

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE SAIS DE AMÔNIO ALTAMENTE ENRIQUECIDOS NO ISÓTOPO ESTÁVEL 15N PI0201577-3 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP). José Albertino Bendassolli; Everaldo Maximo; Paulo Cesar Ocheuze Trivelin - 23 de abril de 2002

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: