Busca avançada

Ilana Lopes Baratella da Cunha Camargo

CV Lattes ResearcherID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Farmacêutica Bioquímica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Biociências aplicadas a Farmácia, todos os títulos obtidos pela Universidade de São Paulo. Durante o Mestrado, realizou estágio no Departamento de Microbiologia do Biozentrum da Basel University (UNIBASEL) na Basiléia, Suíça. Durante o Doutorado, realizou estágio nas universidades Oklahoma University e Harvard Medical School, ambas nos Estados Unidos. Realizou pós-doutorado no Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte, Brasil; pós-doutorado na Juntendo University, em Tóquio - Japão e pós-doutorado no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Hoje é Professora Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, onde é responsável pelo Laboratório de Epidemiologia e Microbiologia Molecular (LEMiMo). Atua também como revisora AdHoc de diversas revistas internacionais e da FAPESP. Tem experiência na área de Microbiologia Molecular e sua linha de pesquisa inclui estudos epidemiológicos moleculares de patógenos bacterianos, estudos de mecanismos de resistência a antimicrobianos e estudo de proteínas envolvidas nos mecanismos de virulência e resistência a antibióticos.Desde 2015 é Presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio - IFSC/USP)e desde 2016, assumiu a coordenadoria da área de Infecção Hospitalar da Sociedade Brasileira de Microbiologia. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país

Apoio FAPESP em números*

*Quantidades atualizadas em 16/09/2017

Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP

Contate o Pesquisador

Seu nome:

Sua mensagem:
CAPTCHA:

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador

Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - A medicina na floresta - 2º Bloco

Publicado em 15 de agosto de 2015 - SP Pesquisa - A medicina na floresta - 2º Bloco. O potencial medicinal da biodiversidade brasileira é incalculável e pode ter o caminho para o tratamento de inúmeras doenças. O desafio de realizar esse potencial e de transformar essa matéria-prima encontrada na natureza em fármacos é enfrentado pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), CEPID criado em 2013 e financiado pela FAPESP. Coordenado por Glaucius Oliva, ex-presidente do CNPq, e instalado no Instituto de Física de São Carlos da USP, o centro dá atenção especial à busca por tratamentos contra as chamadas doenças negligenciadas (assim chamadas porque normalmente atingem as populações mais pobres do planeta e, por isso, não atraem o interesse das companhias farmacêuticas), como leishmaniose, doença de Chagas e malária.

Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (3)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações3
Citações13
Cit./Artigo4,3
Dados do Web of Science

DABUL, A. N. G.; CAMARGO, I. L. B. C.. Molecular characterization of methicillin-resistant Staphylococcus aureus resistant to tigecycline and daptomycin isolated in a hospital in Brazil. EPIDEMIOLOGY AND INFECTION, v. 142, n. 3, p. 479-483, . Citações Web of Science: 10. (10/02619-0, 10/11890-9)

JESSICA BALEIRO OKADO; SIMONI CAMILA BOGNI; LÍLIAN ANDREIA FLECK REINATO; ROBERTO MARTINEZ; ELUCIR GIR; ILANA LOPES BARATELLA DA CUNHA CAMARGO. Molecular analysis of methicillin-resistant Staphylococcus aureus dissemination among healthcare professionals and/or HIV patients from a tertiary hospital. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 49, n. 1, p. 51-56, . Citações Web of Science: 1. (13/02152-2)

MERLO, THAIS PANHAN; GEBIELUCA DABUL, ANDREI NICOLI; BARATELLA CUNHA CAMARGO, ILANA LOPES. Different VanA Elements in E. faecalis and in E. faecium Suggest at Least Two Origins of Tn1546 Among VRE in a Brazilian Hospital. MICROBIAL DRUG RESISTANCE, v. 21, n. 3, p. 320-328, . Citações Web of Science: 2. (11/14592-1, 10/11890-9)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: