site da FAPESP
URL curto
Foto do(a) Jose Maria Gusman Ferraz
Fonte: Currículo Lattes

Jose Maria Gusman Ferraz

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Embrapa Meio-Ambiente  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil
Apoio FAPESP em números
1Auxílio à pesquisa concluído 
1Bolsa no exterior concluída 
2 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 22/04/2017

Contate o Pesquisador

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Agronomia ( Microbiologia Agrícola ) pela Universidade de São Paulo -ESALQ - USP (1978) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (1985). Pós doutorado em Agroecologia pela Universidade de Córdoba (UCO) Córdoba Espanha. Atualmente é pesquisador convidado do Laboratório de Engenharia Ecológica da Unicamp - Professor da pós graduação da UNIARA -mestrado e doutorado Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, ex professor do Curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar Campus de Araras, professor convidado da Universidade Estadual de Campinas, onde coopera na disciplina de Agroeclogia.EX Membro da CTNBio como especialista em Meio Ambiente, ex diretor regional Suideste da ABA- Agroecologia . Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de agroecossistemas, Gestão Ambiental, Indicadores de sutentabilidade, Educação Ambiental , Agroecologia, Metodologias Participativas. Pesquisador da Embrapa de 1976 até 2009, participou de inúmeros projetos de pesquisa, foi coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Defesa da Agricultura PNPDA. Os últimos projetos em que participou destacam-se O de Construção de Indicadores de Sustentabilidade do quel foi lider, um projeto temático financiado pela FAPESP, e outros dois financiados pela Embrapa, respectivamente: Diagnóstico Ambiental da Agricultura no Estado de São Paulo: bases para um desenvolvimento sustentável, Ecopeixe- Avaliação dos sistemas de produtivo pesqueiro nos estados de Mato Grosso do Sul, Sta Catarina e São Paulo, e Educação Ambiental - Formação de multiplicadores em E.A. Participa como colaborador no projeto Manejo Florestal na Amazônia (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílio à pesquisa concluído (mais recentes)

Bolsa no exterior concluída (mais recentes)

  • Avaliação emergética comparativa de sistemas familiares de produção agropecuária, BE.PQ

    Resumo

    O modelo de agricultura dito industrial vem buscando saídas para a situação de insustentabilidade econômica, social e ambiental em que se encontra, mas que dentro de sua lógica estrutural, torna-se impossível de ser alcançada. Diversas ações pontuais tem sido tentadas, permitindo uma sobrevida do modelo insustentável de agricultura convencional. Mas há uma necessidade urgente de buscar...

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: