site da FAPESP
URL curto
Foto do(a) Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Fonte: Currículo Lattes

Alessandro Vinícius Marques de Oliveira

Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Civil (IEI)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil
Apoio FAPESP em números
1Auxílio à pesquisa em andamento 
5Auxílios à pesquisa concluídos 
6Bolsas no país concluídas 
12 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 22/04/2017

Contate o Pesquisador

Graduação em Economia (USP, 1994), Mestrado em Transporte Aéreo (ITA, 2000) Livre-Docente em Gestão de Marketing (EACH/USP, 2008) e PhD em Economia (University of Warwick, Inglaterra, 2004). Professor Adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA. Coordenador do LABTAR - Laboratório de Transporte Aéreo do ITA. Autor de diversos artigos científicos publicados em âmbito internacional e nacional na área de economia e regulação do transporte aéreo, como Transportation Research, Research in Transportation Economics e Journal of Air Transport Management. Vencedor de prêmios concedidos por CNI, CNT/ANPET, Instituto Liberal, Instituto de Engenheiros da Grã-Bretanha, Ministério da Fazenda, dentre outros. Prêmio Haralambos Simeonidis de Teses em Economia de 2006, concedido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia - ANPEC. Trabalhou na área de custos de produção e controladoria em empresas como Kellogg, Parker-Hannifin e Monsanto do Brasil. Autor dos livros "Transporte Aéreo: Economia e Políticas Públicas" e "Competition in Emerging Airline Markets". Editor-Chefe do JTL/RELIT - Journal of Transport Literature. (Fonte: Currículo Lattes)

Índices de citações (Fonte: Google Scholar 8 de Setembro de 2016 às 11:41)

TodosDesde 2011
Citações223168
Índice h76
Índice i1065
200820092010201120122013201420152016
X
Lista de publicações
Fonte: Google Scholar
* Para visualizar os dados atualizados: Clique Aqui

Auxílio à pesquisa em andamento (mais recentes)

Auxílios à pesquisa concluídos (mais recentes)

  • Journal of Transport Literature, PUB.PER

    Resumo

    Países emergentes, como Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul têm algumas das economias que mais crescem no mundo, e os setores dos transportes nestes países têm se beneficiado da dinâmica desse crescimento. Acadêmicos e especialistas enfrentam enormes desafios referentes à importante área de planejamento e gestão de transportes não apenas em investigar problemas relacionados ao...

  • Avaliação empírica dos impactos competitivos de regras regulatórias de redistribuição de slots em aeroportos, AP.R

    Resumo

    Um dos fatores de maior geração de perdas de bem-estar econômico do transporte aéreo moderno é a escassez de infraestrutura aeroportuária. Em situação de escassez, os aeroportos congestionados são tipicamente administrados sob um regime de alocação de "slots" - horários de pouso e decolagem rigidamente predeterminados e distribuídos -, o que potencialmente cria barreiras à entrada de n...

  • Investigação antitruste no transporte aéreo: proposta de modelagem empírica e estudo de caso, AP.R

    Resumo

    As autoridades antitruste e regulatória do transporte aéreo no Brasil recentemente firmaram termo de cooperação técnica visando ao tratamento conjunto de análises pertinentes à defesa da concorrência e acompanhamento econômico do setor. Esse acompanhamento antitruste visa garantir a manutenção dos ganhos de bem-estar econômico proporcionados pela desregulação dos anos 1990. O presente ...

Ver todos os Auxílios à pesquisa concluídos

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

  • Cobertura do transporte aéreo no Brasil: quantificação, análise evolutiva e identificação dos determinantes, BP.IC

    Resumo

    A aviação comercial brasileira vem sendo discutida intensamente nos últimos tempos, por causa do chamado "apagão aéreo" e de suas conseqüências danosas para a economia do país, entretanto para entender completamente este problema devemos analisar os fatores que levaram ao aparecimento do mesmo. Um destes fatores é o constante aumento da concentração da cobertura aérea e conseqüente det...

  • Métodos para análise de práticas de concorrência predatória em transporte aéreo, BP.MS

    Resumo

    O objetivo da presente Pesquisa é estudar as práticas de concorrência predatória verificadas no transporte aéreo nacional por meio da análise da conduta competitiva das companhias aéreas brasileiras, utilizando-se de modelagem teórica e estimação econométrica. Para tanto, será desenvolvida uma modelagem empírica de "parâmetro de conduta", utilizando-se a abordagem da New Empirical Indu...

  • Simulação de fusões: aplicação ao transporte aéreo brasileiro, BP.MS

    Resumo

    O objetivo é desenvolver o instrumental de "Simulação de Fusões" para investigação de alianças (fusão/aquisição) entre companhias aéreas no mercado de transporte aéreo. A pesquisa se propõe a avaliar a sensibilidade dos resultados simulados de pós-fusão, ao uso de alternativos modelos de demanda das companhias aéreas (linear, log-linear, translog, logit, logit aninhado e sistema de dem...

Ver todas as Bolsas no país concluídas

Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (3)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações3
Citações0
Cit./Artigo0,0
Dados do Web of Science

ROLIM, PAULA S. W.; BETTINI, HUMBERTO F. A. J.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Estimating the impact of airport privatization on airline demand: A regression-based event study. JOURNAL OF AIR TRANSPORT MANAGEMENT, v. 54, p. 31-41, . Citações Web of Science: 0. (13/14914-4)

BETTINI, HUMBERTO F. A. J.; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Two-sided platforms in airport privatization. TRANSPORTATION RESEARCH PART E-LOGISTICS AND TRANSPORTATION REVIEW, v. 93, p. 262-278, . Citações Web of Science: 0. (13/14914-4)

VARELLA, RAFAEL R.; FRAZAO, JESSICA; OLIVEIRA, ALESSANDRO V. M.. Dynamic pricing and market segmentation responses to low-cost carrier entry. TRANSPORTATION RESEARCH PART E-LOGISTICS AND TRANSPORTATION REVIEW, v. 98, p. 151-170, . Citações Web of Science: 0. (13/14914-4)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: