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Fonte: Currículo Lattes

Ubiratan D´Ambrosio

Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil
Apoio FAPESP em números
2Auxílios à pesquisa concluídos 
4Bolsas no país concluídas 
6 Todos os Auxílios e Bolsas
*Quantidades atualizadas em 22/04/2017

Contate o Pesquisador

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1955) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963). É Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo/UNIAN. É também Professor Credenciado dos Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Educação Faculdade de Educação/FE da Universidade de São Paulo/USP e em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia das Ciências, Etnomatemática, Etnociência, Educação Matemática e Estudos Transdisciplinares. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país concluídas (mais recentes)

  • Marcadores de tempo indígenas: Etnomatemática e astronomia Tapirapé, BP.DR

    Resumo

    O povo Tapirapé habita duas Terras Indígenas (TI), a TI Tapirapé/Karajá e a TI Urubu Branco. Ambas localizam-se na Região do Médio Araguaia, Mato Grosso. Atualmente, há um número aproximado de 700 índios da etnia Tapirapé habitando os dois Territórios. Há indícios dessa ocupação em documentos datados do início do Século XVI. Os ciclos cerimoniais Tapirapé são constituídos por vários ri...

  • Da rádio sociedade do Rio de Janeiro à TVE Brasil: uma história do ensino da matemática na radiodifusão educativa, BP.DR

    Resumo

    Esta pesquisa tem como objetivo analisar, de modo amplo, a história da radiodifusão educativa no Brasil, com ênfase em Educação Matemática e sob o viés dos projetos do Governo Federal do Brasil. Logo, o estudo remete a uma narrativa temática que diz respeito aos primeiros anos da rádio em território nacional e estende-se a acontecimentos do século XXI: desde a Rádio Sociedade do Rio de...

  • Verney: a matemática na obra "de re physica", BP.MS

    Resumo

    Este projeto tem por objetivo a realização de uma pesquisa bibliográfica e documental relativa ao pensamento e às concepções sobre Educação e Matemática de Luís Antônio Vemey (1713-1792), educador e pensador português do século XVHL, tal como consta em sua obra De Re Physica, publicada em Roma no ano de 1769. Vemey contribuiu com suas idéias para a reforma educacional do Marquês de Pom...

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