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Resumo

Solicito financiamento da FAPESP para voltar ao Brasil por 6 meses a partir de agosto de 2017. Este período será dedicado à realização de um estudo longitudinal para avaliar a associação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e desfechos cardio-metabólicos em 10 países europeus, EPIC (ver anexo). Este trabalho irá contribuir para o projeto temático da FAPESP (consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional e obesidade em sete países), do qual eu sou o co-pesquisador baseado no Reino Unido. Estudos anteriores demonstraram que os alimentos ultraprocessados têm um perfil nutricional extremamente obesogênico e, quando comparados a alimentos minimamente processados, possuem maior densidade energética, maior teor de açúcares livres e maior teor de gordura. Nosso projeto temático da FAPESP reforça a base de evidências, testando se associações entre o consumo de alimentos ultraprocessados e obesidade são consistentes em sete países diferentes. No entanto, ainda não foram realizados estudos prospectivos de coorte para avaliar associações longitudinais entre a ingestão de alimentos ultraprocessados e obesidade em adultos. Esta é uma importante lacuna do conhecimento, uma vez que estudos baseados em dados transversais geralmente impedem a inferência causal. Isso pode restringir ações políticas eficazes. A estadia de seis meses no Brasil será necessária para realizar a investigação. O estudo irá requerer a experiência dentro do Centro de Estudos Epidemiol6gicos em Saúde e Nutrição da USP para codificar o consumo de alimentos ultraprocessados usando Questionários de Frequência Alimentar. Esta é uma tarefa altamente técnica que o grupo da USP possui considerável experiência, tendo aplicado em vários estudos, em diversos bancos de dados. A tarefa é complicada pelo fato de os QFAs utilizados no estudo EPIC diferirem ligeiramente entre os países e ao longo do tempo. O desenvolvimento da pesquisa no Brasil, em vez de no Reino Unido, irá proporcionar benefícios para a equipe de pesquisa da USP, que possui ainda pouca experiência com análise de grandes estudos de coorte. Eu trago uma vasta experiência de utilização de grandes dados de estudo de coorte para avaliação de políticas no Reino Unido e em outros locais. Irei trabalhar em estreita colaboração com 2 pesquisadores de pós-doutorado no projeto, para aprofundar suas capacidades de investigação e habilidades nesta área. (AU)

Resumo

Este projeto é parte do projeto temático "Consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional da dieta e obesidade em sete países." Seu objetivo é o de caracterizar o padrão de consumo de alimentos ultraprocessados na Austrália e analisar sua influência sobre indicadores da qualidade nutricional da dieta e sobre a ocorrência de obesidade. A fonte de dados é a pesquisa National Nutrition and Physical Activity Survey (NNPAS) realizada em 2011-12. Esta pesquisa estudou uma amostra probabilística da população australiana com dois ou mais anos de idade (n=12.153) obtida empregando-se amostragem complexa por conglomerados, com estratificação e múltiplos estágios de sorteio de setores censitários, domicílios e pessoas dentro dos domicílios. O consumo alimentar dos indivíduos incluídos na amostra foi avaliado por meio de dois recordatórios alimentares de 24 horas. Serão classificados como alimentos ultraprocessados itens de consumo que correspondam a formulações industriais que contenham ingredientes não utilizados em preparações culinárias. O consumo de alimentos ultraprocessados será caracterizado com base na participação média desses alimentos no total de energia da dieta do conjunto da população australiana e em estratos sociodemográficos definidos por sexo, faixa etária, nível de escolaridade, etnia/descendência, renda familiar, região e situação urbana ou rural do domicílio. Modelos lineares generalizados ajustados para variáveis sociodemográficas serão utilizados para se estudar o impacto da participação de alimentos ultraprocessados sobre indicadores da qualidade nutricional da dieta. Esses indicadores incluirão o teor da dieta em macro e micronutrientes considerados críticos na dieta australiana e padrões dietéticos construídos com base na análise de componentes principais informada pelo teor da dieta destes macro e micronutrientes. Dados de peso e altura, obtidos por mensuração direta dos moradores dos domicílios estudados, serão utilizados para cálculo do Índice de Massa Corporal e para o diagnóstico da obesidade (IMC >= 30 kg/m2). Modelos lineares generalizados serão também utilizados para se estudar a associação entre o padrão de consumo de alimentos ultraprocessados e a ocorrência da obesidade. Esses modelos serão ajustados para variáveis sociodemográficas e para outras potenciais variáveis de confundimento, como o nível de atividade física, e levarão em conta, ainda, o efeito de variáveis de mediação relacionadas ao perfil nutricional da dieta. (AU)

Resumo

O interesse acadêmico e programático sobre o tema do transporte ativo vem crescendo mundialmente, dada sua estreita relação com problemas de saúde pública da atualidade e seu potencial de contribuir positivamente em áreas cruciais, como transporte, saúde e meio ambiente. Entretanto, a maior parte das evidências sobre o tema tem sido desenvolvida em países de renda alta, que apresentam uma realidade distinta da observada nas metrópoles brasileiras. Uma possível forma de superar esta carência seria buscar fontes adicionais de informação para o estudo do transporte ativo no Brasil, por meio do uso dos dados de pesquisas Origem e Destino, tradicionalmente desenvolvidas pelo setor de transportes. Sendo assim, o propósito do nosso estudo será ampliar a investigação sobre o transporte ativo no Brasil por meio do uso de pesquisas Origem e Destino, buscando compreender a validade do uso destas informações para a pesquisa sobre o tema. Para tanto, realizaremos um estudo para avaliar a validade concorrente da estimativa do tempo de transporte ativo (a pé e de bicicleta) por pessoa obtida a partir do questionário da Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de São Paulo de 2007, tendo como método de referência a combinação da acelerometria com o sistema de posicionamento global. O projeto terá duração de aproximadamente 18 meses, sendo 10 a 12 meses de preparação e coleta e 6 a 8 meses para a análise dos dados, divulgação dos resultados e realização da oficina de uso de pesquisas de transporte no estudo do transporte ativo. (AU)

Revista de Saúde Pública

Processo:16/14955-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Periódico
Vigência: 01 de setembro de 2016 - 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Monteiro
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Saúde bucal
Resumo

A Revista de Saúde Pública (RSP), fundada em 1967, tem por missão publicar e divulgar os resultados de investigação científica na área da saúde pública.Adota desde o seu primero fascículo publicado o sistema de revisão por pares. Publicada ininterruptamente, encontra-se em seu 49º volume, em 2015. É aberta a contribuições de autores nacionais e estrangeiros, publicando artigos submetidos em português, inglês e espanhol. Sõ submetidos anualmente cerca de 500 manuscritos a cada ano com taxa de rejeição de até 70%. Desde 2007, todos os manuscritos submetidos em português ou espanhol são traduzidos e publicados também em inglês. Assim, são duas versões da RSP disponíveis on-line na SciELO, tendo já ocupado a quarta posição entre as mais acessadas.. As principais bases de dados internacionais que indexam a RSP são: PubMed Central(versão em inglês), PubMed , Web of Sciences e Thomson Reuthers (ISI). EMBASE, entre outras. Seu fator de impacto (ISI) foi 0,733 em 2014. No Scimago ( Scopus ) , em 2014 , seu desempenho na área da saúde pública, ambiental e ocupacional foi: SJR : 0,858 , índice H 52 em 2014.. (AU)

Resumo

O plano de atividades desta bolsa está relacionado ao estudo da associação entre consumo de alimentos ultraprocessados e qualidade da dieta na população do Chile. O plano contempla três atividades centrais: 1) participação nas análises do módulo chileno do projeto temático relativas à associação do consumo de alimentos ultraprocessados com indicadores do perfil nutricional da dieta relacionados à obesidade; 2) realização de análises no mesmo módulo relativas à associação do consumo de alimentos ultraprocessados com características da dieta relacionadas a um amplo conjunto de doenças crônicas não transmissíveis e a deficiências nutricionais; e 3) discussão, à luz dos resultados obtidos, da adequação ou necessidade de revisão das atuais guias alimentares chilenas. (AU)

Resumo

As pesquisas sobre transporte ativo vêm crescendo mundialmente, dada sua estreita relação com problemas de saúde pública da atualidade e seu potencial de contribuir positivamente em áreas cruciais, como transporte, saúde e meio ambiente. Sendo assim, o propósito do nosso estudo será ampliar a investigação sobre o transporte ativo no Brasil por meio do uso de pesquisas Origem e Destino, buscando compreender a validade do uso destas informações para a pesquisa sobre o tema. Para tanto, realizaremos um estudo para avaliar a validade concorrente da estimativa do tempo de transporte ativo (a pé e de bicicleta) por pessoa obtida a partir do questionário da Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de São Paulo de 2007, tendo como método de referência a combinação da acelerometria com o sistema de posicionamento global. O projeto terá duração de aproximadamente 18 meses, sendo 10 a 12 meses de preparação e coleta e 6 a 8 meses para a análise dos dados, divulgação dos resultados e realização da oficina de uso de pesquisas de transporte no estudo do transporte ativo. (AU)

Resumo

As pesquisas sobre transporte ativo vêm crescendo mundialmente, dada sua estreita relação com problemas de saúde pública da atualidade e seu potencial de contribuir positivamente em áreas cruciais, como transporte, saúde e meio ambiente. Sendo assim, o propósito de nosso estudo será ampliar a investigação por meio do uso de pesquisas Origem e Destino, buscando compreender a validade do uso destas informações para a pesquisa sobre o tema. Para tanto, realizaremos um estudo para avaliar a validade concorrente da estimativa do tempo de transporte ativo (a pé de bicicleta) por pessoa obtida a partir do questionário da Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de São Paulo de 2007, tendo como método de referência a combinação da acelerometria com o posicionamento de referência global. O projeto terá duração de aproximadamente 18 meses, sendo de 10 a 12 meses de preparação e coleta e de 6 a 8 meses para a análise dos dados, divulgação dos resultados e realização da oficina de uso de pesquisas de transporte no estudo do transporte ativo. (AU)

Resumo

As pesquisas sobre transporte ativo vêm crescendo mundialmente, dada sua estreitarelação com problemas de saúde pública da atualidade e seu potencial de contribuirpositivamente em áreas cruciais, como transporte, saúde e meio ambiente. Sendo assim,o propósito do nosso estudo será ampliar a investigação sobre o transporte ativo noBrasil por meio do uso de pesquisas Origem e Destino, buscando compreender avalidade do uso destas informações para a pesquisa sobre o tema. Para tanto,realizaremos um estudo para avaliar a validade concorrente da estimativa do tempo detransporte ativo (a pé e de bicicleta) por pessoa obtida a partir do questionário daPesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de São Paulo de 2007, tendo comométodo de referência a combinação da acelerometria com o sistema de posicionamentoglobal. O projeto terá duração de aproximadamente 18 meses, sendo 10 a 12 meses depreparação e coleta e 6 a 8 meses para a análise dos dados, divulgação dos resultados erealização da oficina de uso de pesquisas de transporte no estudo do transporte ativo.Vigência: 01/07/2015 a 30/06/2017. (AU)

Resumo

As pesquisas sobre transporte ativo vêm crescendo mundialmente, dada sua estreita relação com problemas de saúde pública da atualidade e seu potencial de contribuir positivamente em áreas cruciais, como transporte, saúde e meio ambiente. Sendo assim, o propósito do nosso estudo será ampliar a investigação sobre o transporte ativo no Brasil por meio do uso de pesquisas Origem e Destino, buscando compreender a validade do uso destas informações para a pesquisa sobre o tema. Para tanto, realizaremos um estudo para avaliar a validade concorrente da estimativa do tempo de transporte ativo (a pé e de bicicleta) por pessoa obtida a partir do questionário da Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de São Paulo de 2007, tendo como método de referência a combinação da acelerometria com o sistema de posicionamento global. O projeto terá duração de aproximadamente 18 meses, sendo 10 a 12 meses de preparação e coleta e 6 a 8 meses para a análise dos dados, divulgação dos resultados e realização da oficina de uso de pesquisas de transporte no estudo do transporte ativo. (AU)

Consumo de alimentos ultraprocessados, perfil nutricional da dieta e obesidade em sete países

Processo:15/14900-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de abril de 2016 - 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Monteiro
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisadores principais:

Patricia Constante Jaime ; Renata Bertazzi Levy

Pesq. associados:

Aluísio Jardim Dornellas de Barros ; Ana Paula Bortoletto Martins ; Bernardo Lessa Horta ; Camila Corvalan ; Catarina Machado Azeredo ; Christopher Joseph Millett ; Daniela Silva Canella ; Denise Petrucci Gigante ; Diana Celmira Parra Perez ; Gyorgy Scrinis ; Iná da Silva dos Santos ; Jean Claude Moubarac ; Malek Batal ; Marcela Reyes Jedlicki ; Maria Cecília Formoso Assunção ; Maria Helena D'Aquino Benicio ; Rafael Moreira Claro ; Ricardo Uauy Dagach ; Roberto De Vogli

Assunto(s):DietaEpidemiologiaNutrientes (alimentação)ObesidadeSaúde pública
Resumo

Este projeto estuda o padrão de consumo de alimentos ultraprocessados e sua influência sobre o perfil nutricional da dieta e o risco de obesidade na população de sete países. O estudo, coordenado pelo NUPENS/USP, conta com equipes de investigadores nos sete países. Envolve a análise de dados antropométricos e de ingestão de alimentos (registros ou recordatórios de 24 hs) coletados por inquéritos nacionais domiciliares e probabilísticos realizados no Brasil (n=34.003 indivíduos com 10 ou mais anos de idade), Colômbia (n=37.211, 0 a 64 anos), Chile (n=4.920, e 2 anos), Estados Unidos (n=19.903, todas as idades), Canadá (n=35.107, todas as idades), Reino Unido (n=6.828, todas as idades) e Austrália (n=12.153, e 2 anos). Serão classificados como alimentos ultraprocessados itens de consumo que correspondam a formulações industriais de substâncias extraídas de alimentos ou sintetizadas com base em substratos de alimentos ou outras fontes orgânicas, com pouco ou nenhum alimento inteiro - conceito desenvolvido no NUPENS/USP e crescentemente utilizado na literatura científica internacional, na elaboração de guias nacionais de alimentação e em propostas de políticas regulatórias. Em cada país, e nos sete países em conjunto, as associações entre consumo de alimentos ultraprocessados e perfil nutricional da dieta e ocorrência de obesidade serão estudadas de forma transversal e com o controle de variáveis de confundimento. No caso da associação com a obesidade, serão empregados procedimentos para controle de causalidade reversa. No Brasil, as associações serão testadas também longitudinalmente em três coortes de pessoas nascidas em 1982 (n=5.914), em 1993 (n=5.249) e em 2004 (n=4.231). (AU)

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