Busca avançada
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
Publicações científicas
Publicações acadêmicas
  • Auxílios à Pesquisa
  • Bolsas
  • Programas voltados a Temas Específicos
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • Programas de Percepção Pública da Ciência
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Área do conhecimento
  • Situação
  • Ano de início
Excel (CSV)Alerta por e-mail   RSS
225.969 resultado(s)
|
Resumo

A redução na vida útil das edificações, dentro do setor da construção de edifícios, pode ter como uma de suas causas, a ocorrência de erros verificados sistematicamente em empreendimentos semelhante. Dessa maneira, buscando não somente a melhoria da qualidade das edificações e a otimização de projetos, mas sobretudo a melhoria da qualidade de somente a melhoria da qualidade das edificações e a otimização de projetos, mas sobretudo a melhoria da qualidade de vida de seus usuários, propõe-se avaliar o nível de satisfação dos usuários de um edifício residencial, através da aplicação da metodologia da avaliação pós-ocupação - APO. Por meio dessa avaliação, pretende-se ainda apresentar sugestões para melhorias durante o uso e a operação do edifício. (AU)

Resumo

Dentre as iniciativas adotadas no setor Edificações, destinadas a promover melhorias em seus processos e produtos, destacam-se as que se orientam para a elaboração simultânea e ampliada do conjunto dos projetos, o que implica na elevação da complexidade gerencial do processo de projeto. Neste projeto de pesquisa, propõe-se como objetivo final o desenvolvimento de um Sistema para o Gerenciamento do Processo de Projeto de Edifício que, a partir da identificação e caracterização dos projetos para distintas tipologias de edifícios, gere informações que auxiliem nas atividades da coordenação de projetos. Propõe-se que a pesquisa seja desenvolvida em três etapas, sendo que para o desenvolvimento desta primeira etapa solicita-se bolsa de Iniciação Científica atribuindo-se ao aluno-bolsista as atividades de caracterização dos ambientes edifício que requerem projetos específicos identificação do fluxo do processo de projeto e seus resultados; e identificação, caracterização e comparação entre softwares disponíveis para modelagem do fluxo do processo de projeto. (AU)

Resumo

As escadas, em conjunto com os elevadores, cumprem destacado papel na circulação vertical dos usuários de edifícios em altura. Em condições extremas de uso, como por exemplo, em presença de incêndio, ou mesmo em momentos de ausência de energia, as escadas configuram-se na alternativa que se coloca aos usuários para a sua locomoção entre os pavimentos. Inserida na ampla temática relacionada com a qualidade das edificações, a pesquisa proposta visa identificar as soluções adotadas para as escadas em edifícios localizados em São Carlos, S.P, no atendimento às normas brasileiras e a códigos construtivos que regem a questão, sob os pontos de vista do conforto e da segurança dos usuários. (AU)

Resumo

Dentre outros aspectos, o setor da construção de edifícios caracteriza-se por sua extrema carência de dados e informações a respeito de seus processos e produtos. Esta situação impõe aos profissionais atuantes nesta área, incluindo-se os que integram os ambientes acadêmicos e de pesquisa, a conviverem com estimativas, na maioria das vezes, díspares e conflitantes. Para os projetos tradicionalmente elaborados, que permitem caracterizar o produto e subsidiar a produção, pretende-se identificar um conjunto de indicadores da qualidade, buscando quantificá-los, com vistas à obtenção de valores que possam vir a representar níveis diferenciados de eficácia das soluções propostas nos mesmos. (AU)

Resumo

A água é um dos elementos essenciais para a sobrevivência do homem e sua contaminação oferece riscos à saúde, atuando como veículo na transmissão de doenças entéricas. A principal causa de contaminação da água é o despejo de esgoto não tratado de origem humana e animal nos corpos hídricos. O esgoto é provavelmente a maior fonte de organismos patogênicos e seu despejo indiscriminado cria a necessidade do estabelecimento de programas de controle de poluição fecal que limitem o lançamento desses dejetos no ambiente. Para a implantação de medidas de gerenciamento e remediação mais efetivas da contaminação fecal em águas superficiais, a fonte de contaminação deve ser identificada. Dessa forma, o desenvolvimento de métodos para identificação da fonte de contaminação fecal é de fundamental importância para as ações de controle e para preservar a integridade dos corpos d'água e consequentemente para proteger a saúde da população. No presente trabalho será utilizado o método de Análise de Resistência a Antibióticos (ARA), no rastreamento de fontes de contaminação fecal. Esse método é baseado no fato de bactérias de hospedeiros expostos a antibióticos desenvolverem resistência a esses antibióticos. Nas análises será utilizado o teste de susceptibilidade a antibióticos Kirby-Bauer, que consiste na utilização de discos impregnados com concentrações conhecidas de antibióticos colocados em meio LB sólido inoculados com a linhagem de bactéria a ser testada. O perfil de resistência a antibióticos será investigado em linhagens de E. coli isoladas de diferentes hospedeiros e esgoto. A ocorrência de genes de resistência a antibióticos também será investigada, nas linhagens isoladas dos diferentes hospedeiros, por amplificação com primers específicos. (AU)

Resumo

Considerando a importância da temperatura na determinação da distribuição geográfica das espécies vegetais e a capacidade da espécie Cereus peruvianus em adaptar-se a condições variadas de temperatura, pretendemos estudar a indução e repressão de proteínas em calos de Cereus peruvianus submetidos ao estresse de temperatura, através de géis separados por eletroforese em duas dimensões. (AU)

Resumo

O gênero Acidithiobacillus agrupa quatro espécies de bactérias: A. albertensis, A. cáldusy A. ferrooxidans e A. thiooxidans. Esses organismos são encontrados em diversos ambientes como locais de mineração, estações de tratamento de esgoto e estuários, além de serem encontrados em estruturas da construção civil (concreto, tubulações, e outros) causando danos as mesmas. A biodeterioração da qualidade da água, geração de ácido sulfürico (por algumas espécies) e a precipitação do ferro são problemas sérios de poluição. A caracterização molecular desses organismos é importante para analisar sua distribuição. Estes dados, também podem ser utilizados como indicadores de contaminação e desequilíbrio ambiental. Assim sendo, nesse projeto, como parte do projeto BIOTA/FAPESP, pretende-se estudar a variabilidade genética e determinar as relações filogenéticas de linhagens de A. thiooxidans isoladas de ambientes antrópicos. Para isto, serão utilizadas as técnicas de RFLP e seqüenciamento do rDNA 16S das linhagens. (AU)

Resumo

Calmodulinas (CaM) são proteínas cálcio dependentes altamente conservadas que participam de mecanismos de transdução de sinal em resposta a um estímulo externo. Com o intuito de estudar o efeito do alumínio na expressão de genes que codificam calmodulina, um cDNA de calmodulina clonado, através de RT-PCR, será utilizado como sonda em hibridizações radioativas com membranas contendo RNA total extraído de plantas de milho tolerante (CAT100-6) e sensível (S1587-17) ao alumínio. Este cDNA também será usado como sonda em hibridizações com membranas contendo o DNA das linhagens de milho CaT100-6, S1587-17, e da população F2, a fim de se verificar a organização dos genes de calmodulina no genoma do milho. (AU)

Resumo

Escherichia coli, bactérias pertencentes à família Enterobacteriacea e possuidoras de grande diversidade genética, apresentam-se distribuídas mundialmente. Sua importância é devido à existência de linhagens patogênicas que causam doenças em humanos e outros vertebrados. A variedade de doenças que a E. coli pode causar é enorme, entre elas diarréia, septicemia, infecções no trato urinário e no trato respiratório, infecções na pele, pneumonia, meningite, colite hemorrágica, síndrome urêmica hemolítica e infecções veterinárias, entre outras. Esses organismos constituem a principal causa de mortalidade infantil nos países em desenvolvimento, e, a agravante, é que tanto alimentos como fontes de água podem ser contaminados por fezes de origem humana ou animal. Devido a esse fato surge a importância, junto a órgãos de saneamento, da diferenciação efetiva entre contaminação de origem humana ou animal da água. Isso porque, sem saber a fonte precisa de contaminação fecal, o risco para a saúde pública não pode ser precisamente previsto. Assim sendo, serão utilizados neste projeto as técnicas de tipagem molecular BOX-, ERIC- e REP-PCR, para diferenciar linhagens de E. coli de origem humana e animal. No trabalho, serão utilizadas 60 linhagens de E. coli, sendo 20 linhagens de origem bovina, 20 de origem suína e 20 de origem humana. Estas linhagens foram isoladas ou estão sendo isoladas a partir de fezes sadias e de quadros de diarréia. (AU)

225.969 resultado(s)
|
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta pagina | Limpar seleção