FAPESP Logo

Conteúdo relacionado

    Comedouro para rãs em baias de recria

    Tipo de documento:Patente
    Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
    Inventor(es):

    Lima, Samuel Lopes; Agostinho, Cláudio Angelo

    Processo FAPESP: 03/09634-0 - Registro de patente (Modelo de Utilidade): comedouro/abrigo para ras em recria (ou cocho/abrigo)
    Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)
    Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI/Nuplitec)
    Depositante: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP; Universidade Estadual Paulista - UNESP
    Data do depósito: 23 d agosto d 2004
    Registro INPI:PI0404866-0
    País da prioridade:Brasil
    Assunto(s):

    Aquicultura

    Ranicultura

    Resumo
    O presente invento apresenta um comedouro para rãs que possui o propósito de solucionar os inconvenientes apresentados pela técnica atual. O comedouro consiste basicamente em uma peça única, confeccionada em material resistente e impermeável (podendo ser este material fibra de vidro, plástico ou qualquer outro que atenda as características mencionadas), de forma que o alimento seja depositado na cavidade bacilar localizada ao centro da face superior. De base suspensa este comedouro serve como abrigo para os animais, os quais têm acesso à parte inferior do comedouro por qualquer dos lados. Entre os apoios do comedouro, colocados no piso molhado, e o plano onde é depositado o alimento, existem dois planos inclinados denominados de 'praias' com a finalidade de evitar que as rãs alcancem o alimento ainda molhadas. Estas características da construção do comedouro em questão possibilitam a manutenção da qualidade da ração e evitam que os animais comprometam a própria sanidade pela ingestão de fezes, urina e outras impurezas. Por estes meios fica reduzida a susceptibilidade a enfermidades, sendo menores as mortes dos animais antes de atingirem a fase adulta e conseqüentemente é assegurada a obtenção de maior qualidade das rãs para o abate. (Base de Patentes - INPI)
    CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
    cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP