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As tarefas de desenvolvimento da meninice e a transição para o ensino fundamental

Título (Inglês): Childhood developmental tasks and the transition to the fundamental education
Autor(es):

Ferreira, Marlene de Cássia Trivellato

Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Ribeirão Preto. [2005]. 197 f.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Data de defesa:
Membros da banca:

Marturano, Edna Maria; Carvalho, Ana Maria Pimenta; Loureiro, Sônia Regina; Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato; Martinez, Claudia

Área do conhecimento: Ciências Humanas - Psicologia
Indexada em:

Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS

Localização:

Universidade de São Paulo. Biblioteca Central do Campus de Ribeirão Preto; FFCLRP/Ferreira, Marlene de Cássia T

Assunto(s):

Rendimento escolar

Processos cognitivos

Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar, na transição de primeira série do ensino fundamental, associações entre características da criança e de seus contextos de desenvolvimento e indicadores de realização das tarefas desenvolvimentais da meninice. A pesquisa está fundamentada em pressupostos do modelo bioecológico e da psicopatologia do desenvolvimento. O objetivo foi perseguido através de um delineamento prospectivo. As disposições e os recursos pessoais, os aspectos relevantes do microssistema familiar e a entrada prévia da criança em um microssistema escolar foram avaliados no início do ano letivo; os indicadores de estresse relacionado às demandas da primeira série, assim como os indicadores relativos ao cumprimento das tarefas da fase, que incluem desempenho acadêmico e a competência nas relações interpessoais, foram avaliados no final do segundo semestre letivo. Participaram do estudo 70 crianças que cursavam pela primeira vez a primeira série do ensino fundamental, em duas escolas municipais, e suas respectivas mães e professoras. No início do ano, as mães foram entrevistadas, ocasião em que foram aplicados os seguintes instrumentos: Roteiro de Entrevista sobre o Desenvolvimento da Criança e de seu Ambiente Familiar, Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, Escala de Eventos Adversos, Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter, Questionário de Identificação de Problemas de Auto-regulação da Atenção e do Comportamento. Com as crianças foram utilizados o Teste das Histórias Incompletas, Teste das Matrizes Progressivas de Raven e uma prova de consciência fonológica. No final do ano, as mães e as crianças responderam ao Inventário de Fontes de Estresse Escolar. Junto às crianças foi aplicado o Teste de Desempenho Escolar e a Escala de Stress Infantil. As professoras responderam ao Protocolo de Avaliação da Competência Social do Aluno e avaliaram o desempenho e o ajustamento dos alunos em sala de aula, através de dois ítens de competência social do CBCL (Inventário de Comportamentos da Infância Adolescência). Na análise dos dados, associações entre variáveis foram exploradas preliminarmente através de testes de correlação de Pearson...(AU)

Processo FAPESP: 01/11201-0 - Ambiente familiar e competência social da criança no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo longitudinal
Beneficiário:Marlene de Cassia Trivellato Ferreira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado
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