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Metodologia híbrida para resolução do problema dial-a-ride

Processo: 04/11053-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Nogueira Lorena
Beneficiário:
Instituição-sede : Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos, SP, Brasil
Assunto(s):Otimização combinatória   Programação linear   Métodos de geração de colunas

Resumo

Este projeto consiste basicamente na continuação do projeto de mestrado em Computação Aplicada intitulado "Novas Heurísticas para o Problema de Escalonamento de Tripulações", financiado pela FAPESP (processo 03/04547-2), que está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Durante o desenvolvimento de tal projeto, foi apresentada uma nova metodologia, baseada na interação de um algoritmo evolutivo denominado Algoritmo de Treinamento Populacional (ATP) com o método de geração de colunas em Programação Linear. A idéia deste projeto é estudar e aprimorar tal metodologia. Para isso, será abordado um outro problema de otimização combinatória conhecido como Dial-a-Ride Problem - DARP (problema de roteamento com entregas e coletas). O DARP foi escolhido, pois trata-se de um problema atual, pouco explorado na literatura, e que pode ser modelado como um problema a ser resolvido por geração de colunas, onde o sub-problema gerador de colunas é um problema de fluxos em redes com capacidades (ou recursos). Além disso, como existem diversos outros problemas em que o sub-problema gerador de colunas pode ser classificados como problemas de fluxos em redes, a aplicação da ATP/PL ao DARP se torna uma ótima oportunidade para analisar o comportamento de tal metodologia de uma forma mais abrangente. (AU)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, GLAYDSTON M.; MAURI, GERALDO R.; LORENA, LUIZ ANTONIO N. A lagrangean decomposition for the maximum independent set problem applied to map labeling. OPERATIONAL RESEARCH, v. 11, n. 3, p. 229-243, NOV 2011. Citações Web of Science: 6.
MAURI, GERALDO REGIS; NOGUEIRA LORENA, LUIZ ANTONIO. Lagrangean decompositions for the unconstrained binary quadratic programming problem. International Transactions in Operational Research, v. 18, n. 2, p. 257-270, MAR 2011. Citações Web of Science: 3.
MAURI, GERALDO R.; RIBEIRO, GLAYDSTON M.; LORENA, LUIZ A. N. A new mathematical model and a Lagrangean decomposition for the point-feature cartographic label placement problem. Computers & Operations Research, v. 37, n. 12, p. 2164-2172, DEC 2010. Citações Web of Science: 7.
GERALDO REGIS MAURI; LUIZ ANTONIO NOGUEIRA LORENA. Uma nova abordagem para o problema dial-a-ride. Production, v. 19, n. 1, p. 41-54, Abr. 2009.
MAURI, GERALDO REGIS; NOGUEIRA LORENA, LUIZ ANTONIO. Customers' Satisfaction in a Dial-A-Ride Problem. IEEE INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS MAGAZINE, v. 1, n. 3, p. 6-14, FAL 2009. Citações Web of Science: 7.

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