Busca avançada

Atenuação sísmica do manto superior sob a Plataforma Sul-Americana

Processo: 04/04958-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Marcelo Sousa de Assumpção
Beneficiário:
Instituição-sede : Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Manto da terra   Sismologia

Resumo

O IAG-USP vem estudando as estruturas do manto superior no Brasil e na América do Sul para mapear variações de espessura da litosfera e feições anômalas na astenosfera que podem ter implicações na dinâmica da placa sul-americana. Uma região de litosfera mais fina (e portanto de astenosfera mais rasa) foi encontrada sob a Bacia do Pantanal e Bacia do Chaco, com tomografia tanto de ondas P como de ondas de superfície. Esta interpretação sugere uma região mais quente no manto superior, freqüentemente associada a plumas mandélicas. No entanto, anomalias de baixa velocidade podem ser causadas tanto por altas temperaturas como por composição. Neste projeto pretende-se medir a atenuação inelástica das ondas S na astenosfera sob a parte central da América do Sul para tentar corroborar a interpretação de temperaturas mais altas nas regiões de velocidade sísmica mais baixa. Será usado o método de comparação dos espectros as ondas ScS e ScS2 (ondas S refletidas no núcleo terrestre), onde a onda ScS2 (reflexão dupla) tem um decaimento espectral mais rápido do que a ScS. Outros métodos também serão implementados visando tomografia de atenuação. Esta pesquisa complementará o programa do IAG de investigações sismológicas do manto superior com tomografias de ondas P, S e de superfície, dentro de um projeto apoiado pela FAPESP (01/06066-6) e pela FINEP (Fundo CT-Mineral) com colaboração da Northwestern University, dos Estados Unidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HEIT‚ B.; SODOUDI‚ F.; YUAN‚ X.; BIANCHI‚ M.; KIND‚ R. An S receiver function analysis of the lithospheric structure in South America. Geophysical Research Letters, v. 34, n. 14, p. L14307, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.