Busca avançada

Filogenia, biocronologia e paleoecologia dos Mesosauridae

Processo: 98/13746-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 1999
Vigência (Término): 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Paleozoologia
Pesquisador responsável:Reinaldo José Bertini
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Dinossauros   Mesossauro   Análise cladística

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal a obtenção de uma filogenia para as três formas de mesossáuridos (Mesosaurus tenuidens, Stereosternum tumidum e Brazilosaurus sanpauloensis) existentes nas bacias do Paraná e Karoo, Permiano Inferior do Gondwana. Serão utilizados alguns grupos externos e também eventuais dados ontogenéticos, retirados de recentes achados. Isto será feito através da construção de uma matriz com caracteres pertinentes e análise por programas apropriados (Hennig 86 e Paup), além da utilização de outras técnicas cladísticas. Após a obtenção desta árvore (possivelmente mais de uma) serão aplicados métodos para testar sua confiabilidade. Serão produzidas teorias para explicar os padrões filogenéticos observados. Com isto podemos tentar elucidar sua posição estratigráfica e relação com outros pacotes sedimentares adjacentes. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEONARDO DE PALMA MARCONATO. Análise filogenética dos Mesosauridae, amniotas anápsidos do Permiano inferior do Gondwana. 124 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.