FAPESP Logo

Monitorização ambiental e biológica da exposição aos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs)

Beneficiário:

Instituição: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Henrique Vicente Della Rosa

Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo: 00/05556-7
Vigência: 01 de novembro de 2000 - 31 de agosto de 2003
Resumo
As informações sobre os efeitos adversos dos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) na saúde humana é de grande importância científica e social, considerando o seu alto potencial carcinógeno, especialmente no que se refere a câncer de pulmão e, em alguns casos, câncer de pele e da bexiga, demonstrados por meio de diversos estudos epidemiológicos. Tais estudos somados ao fato de que elevadas concentrações dos PAHs podem ser encontradas em diversos ambientes de trabalho, afetando diretamente vários trabalhadores expostos a esses agentes, demonstram a relevância deste trabalho. É preciso considerar ainda que a detecção precoce de uma exposição excessiva, constitui-se à luz dos atuais conhecimentos, na ferramenta mais importante de prevenção de riscos químicos ocupacionais. Assim sendo, de acordo com esta premissa, propõe-se a realização de um plano de avaliação e monitorização ambiental por meio do pireno, presente em todas as misturas dos PAHs e, ainda, a padronização e utilização de um eficiente marcador biológico, o 1-hidroxipireno, principal metabólito do pireno, oferecendo à sociedade, em particular aos médicos do trabalho, uma alternativa e um novo e importante marcador biológico, que deverá ser normatizado pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, contemplando o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da NR-7, a ser aplicado em diversas indústria do país. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIA‚ P.M.; DELLA ROSA‚ H.V. Determination of 1-hydroxypyrene in human urine by high-performance liquid chromatography-study of validation parameters. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 40, n. 2, p. 255-265, 2004.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP