FAPESP Logo

Conteúdo relacionado

    Jogo e aprendizagem escolar: análise de uma proposta de formação continuada de professores

    Beneficiário:

    Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
    Pesquisador responsável:

    Tizuko Morchida Kishimoto

    Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
    Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
    Processo: 01/03643-2
    Vigência: 01 de setembro de 2001 - 31 de maio de 2004
    Resumo
    Junto a professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de uma escola municipal de São Paulo, será realizada uma pesquisa-ação no decorrer de um ano letivo com o propósito de investigar a viabilidade de uma proposta de formação continuada de professores fundamentada no paradigma da educação lúdica - perspectiva em que o jogo é o mediador privilegiado da escolarização. Considerando que o desenvolvimento profissional é um processo em permanente transformação, instaurar-se-á uma relação colaborativa-investigativa com os professores visando que exerçam o papel de profissionais reflexivos, analisando sua atuação com vistas à melhoria da qualidade do ensino: Em sintonia com as idéias elaboradas pela matriz sócio-histórica sobre as relações entre jogo e desenvolvimento das funções psicológicas superiores e com base no conceito de zona de desenvolvimento proximal, as estratégias formativas foram formuladas de acordo com o princípio da homologia dos processos, noção que visa a coerência entre o percurso formativo e a atuação pedagógica pretendida. A capacidade do projeto em alcançar seus objetivos, em direção ao paradigma de educação lúdica, será avaliada por um conjunto de informações obtidas pelos registros escritos e em vídeo, no transcorrer de todo o percurso. Entrevistas e análise microgenética (na qual os professores estarão implicados) são previstas de modo a capturar as transformações propiciadas. (AU)

    Publicações acadêmicas
    (Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
    ALESSANDRA PIMENTEL. Jogo e desenvolvimento profissional: análise de uma proposta de formação continuada de professores. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.
    Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
    X

    Reporte um problema na página


    Detalhes do problema:
    CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
    cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP