FAPESP Logo

Música popular e identidade nacional: um estudo comparativo entre Chile e Brasil no pós Segunda Guerra Mundial, (1946-1968)

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Tania Da Costa Garcia

Anfitrião:

Juan Pablo Gonzalez

Supervisor no exterior:
Local de pesquisa: Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Processo: 07/52345-0
Vigência: 02 de setembro de 2007 - 01 de dezembro de 2007
Assunto(s):

Estudo comparativo

Música popular

Brasil

Chile

Identidade nacional

Resumo
O término da Segunda Grande Guerra e as transformações no cenário mundial provocam, na América Latina, reações de diferentes setores da sociedade ao acentuado processo de internacionalização. O interminável debate da primeira metade do século XX, em torno da identidade nacional, é retomado em novas bases. A cultura de massa, sobretudo a música popular atrelada ao mercado, configura-se, pela sua ampla capacidade de difusão, como um dos principais campos de disputas em torno do nacional, revelando, nas suas variadas formas de produção, circulação e consumo, as divergências dos grupos concorrentes. No Brasil e no Chile, as diferentes apropriações da denominação "música folclórica" pela música popular urbana relacionada ao nacional, constituem a problemática central do presente projeto. (AU)
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP