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    Música popular e identidade nacional: um estudo comparativo entre Chile e Brasil no pós Segunda Guerra Mundial, (1946-1968)

    Beneficiário:

    Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca, SP, Brasil
    Pesquisador responsável:

    Tania Da Costa Garcia

    Anfitrião:

    Juan Pablo Gonzalez

    Local de pesquisa: Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile
    Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
    Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
    Processo: 07/52345-0
    Vigência: 02 de setembro de 2007 - 01 de dezembro de 2007
    Assunto(s):

    Estudo comparativo

    Música popular

    Brasil

    Chile

    Identidade nacional

    Resumo
    O término da Segunda Grande Guerra e as transformações no cenário mundial provocam, na América Latina, reações de diferentes setores da sociedade ao acentuado processo de internacionalização. O interminável debate da primeira metade do século XX, em torno da identidade nacional, é retomado em novas bases. A cultura de massa, sobretudo a música popular atrelada ao mercado, configura-se, pela sua ampla capacidade de difusão, como um dos principais campos de disputas em torno do nacional, revelando, nas suas variadas formas de produção, circulação e consumo, as divergências dos grupos concorrentes. No Brasil e no Chile, as diferentes apropriações da denominação "música folclórica" pela música popular urbana relacionada ao nacional, constituem a problemática central do presente projeto. (AU)
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