FAPESP Logo

Absorção foliar de nutrientes de presas como teste de carnivoria em Philcoxia minensis P. Taylor & V. C. Souza (Plantaginaceae)

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Rafael Silva Oliveira

Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo: 10/00617-0
Vigência: 01 de maio de 2010 - 31 de dezembro de 2010
Resumo
O objetivo geral deste projeto é de gerar conhecimento no campo da ecofisiologia e nutrição mineral de espécies nativas, mais especificamente sobre as estratégias de aquisição de nutrientes em habitats pobres em nutrientes no solo, como é o caso dos campos rupestres brasileiros. Plantas carnívoras apresentam uma estratégia bastante peculiar de aquisição de nutrientes pois estas têm a capacidade de capturar e digerir pequenos invertebrados. No entanto, pouco se sabe sobre a ecologia e os mecanismos que determinaram a evolução e a distribuição geográfica dessas singularidades vegetais. Philcoxia minensis, uma espécie endêmica de campos rupestres, apresenta características e especializações únicas, como folhas subterrâneas com numerosas glândulas em sua superfície e frequente associação com nematóides. Vale realçar que não sabemos o tipo de interação ecológica entre estas espécies. O presente estudo tem como objetivo determinar, conclusivamente, se Philcoxia minensis apresenta o hábito da carnivoria. Para tal, será feita uma descrição anatômica das folhas dessa espécie, além de uma comparação entre a composição isotópica do nitrogênio foliar (´15N) de P. minensis e espécies vizinhas. Por fim, será realizado um ensaio com marcação isotópica, visando determinar se, de fato, ocorre absorção de nutrientes derivados de animais por possíveis mecanismos de carnivoria. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa
Planta do Cerrado usa folhas subterrâneas para capturar e digerir vermes
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP