FAPESP Logo

Avaliação do uso de sonda vesical de demora em pacientes adultos internados no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília

Beneficiário:

Instituição-sede da pesquisa: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (São Paulo - Estado). Marília, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Lucieni Oliveira Conterno

Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo: 08/08352-5
Vigência: 01 de janeiro de 2009 - 31 de dezembro de 2009
Assunto(s):

Infecção hospitalar

Infecções urinárias

Bacteriuria

Cateterismo urinário

Resumo
As infecções do trato urinário (ITU) podem representar até 40% das Infecções adquiridas no hospital, sendo a sonda vesical de demora (SVD) o fator de risco mais importante. Apesar de existirem indicações inquestionáveis para o uso da SVD, esta muitas vezes é indicada de forma abusiva, e é deixada além do necessário. Será realizado um estudo de coorte prospectiva, no Hospital de clínicas de Marília, um hospital geral terciário de 170 leitos, para avaliar o padrão de uso da SVD, as complicações associadas e as condutas adotadas. Todos os pacientes clínicos e cirúrgicos com SVD serão acompanhados diariamente, para se verificar a indicação e duração da SVD, a incidência de ITU, frequência de bacteriúria assintomática e a utilização de antimicrobianos nestes pacientes. Pacientes que desenvolverem ITU serão comparados com aqueles sem ITU para se tentar definir os fatores de risco. Será realizada análise descritiva das variáveis estudadas, calculando-se porcentagem, médias e os desvios padrões. Serão comparados os pacientes clínicos com os cirúrgicos, e os pacientes que desenvolverem complicações com aqueles que não desenvolverem. Nas análises comparativas, o teste de qui-quadrado será realizado para comparar as proporções e t-student para comparações de médias. Serão coletados dados durante 8 meses por dois bolsistas, ficando um deles responsável pela busca ativa entre os pacientes clínicos e o outro entre os pacientes cirúrgicos. Pretende-se com este projeto contribuir para a melhoria da qualidade da assistência, subsidiando com dados objetivos de nossa realidade para as atividades educativas do curso de enfermagem e Medicina que se desenvolvem neste Hospital. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCIENI DE OLIVEIRA CONTERNO; JULIANA ANDRADE LOBO; WALLAN MASSON. Uso excessivo do cateter vesical em pacientes internados em enfermarias de hospital universitário. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 5, p. 1089-1096, Out. 2011.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP