Busca avançada

A construcao de ambientes inclusivos na educacao infantil sub-projeto ii: criancas do jardim e equipe tecnica.

Processo: 05/60143-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Marie Claire Sekkel
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Preconceito   Educação infantil

Resumo

Este projeto tem como foco a construção de ambientes inclusivos, que promovam a superação das barreiras que dificultam a inclusão de pessoas deficientes na educação infantil. O objetivo principal desta pesquisa é identificar os determinantes para a construção de ambientes inclusivos, que permitam criar referências para o avanço da educação inclusiva. O conceito de ambiente inclusivo amplia o foco da discussão sobre a forma de inclusão de crianças deficientes em pré-escolas regulares, para a forma de inserção dos professores, dos profissionais de apoio, da equipe técnica (orientadores educacionais e pedagógicos e diretores), das crianças, dos pais e da comunidade no processo educacional escolar. Este sub-projeto está relacionado com outros dois que serão desenvolvidos concomitantemente na mesma instituição. Este será desenvolvido em uma escola municipal de educação infantil (EMEI), que tenha experiência no atendimento de crianças deficientes, numa turma de jardim II (5 anos) e com profissionais da equipe técnica. A metodologia proposta está organizada em quatro momentos: observação das rotinas da equipe técnica e das crianças do jardim II, levantamento de registros, entrevistas com a equipe técnica e com as crianças e discussões entre os estagiários dos três projetos. Espera-se que os resultados permitam indicar de que modo as dificuldades internas e externas podem ser identificadas e trabalhadas, no processo de inclusão. (AU)