FAPESP Logo

Relações entre os atributos da comunidade zooplanctônica e as características físicas e químicas da água em diferentes ambientes lênticos: diferenças inter e intra lagoas

Beneficiário:

Instituição: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil
Pesquisador responsável:

Raoul Henry

Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo: 07/05134-4
Vigência: 01 de novembro de 2007 - 13 de maio de 2010
Resumo
O zooplâncton constitui um dos grupos animais mais diversificados e abundantes dos ambientes aquáticos, constituindo importante fonte de energia para níveis tróficos superiores tanto em cadeias alimentares de pasteio quanto de detritos. Vários autores nos últimos anos têm ressaltado também o importante papel desempenhado pelo zooplâncton como bioindicadores da qualidade da água. O presente projeto, que fará parte de um projeto mais amplo denominado Fauna e flora de fragmentos florestais remanescentes no noroeste paulista: base para estudos de conservação da biodiversidade (Programa Biota-Fapesp, processo nº 04/04820-3), apresentará como objetivos gerais: 1. realizar o levantamento das espécies zooplactônicas em ambientes aquáticos lênticos em duas regiões diferentes do Estado de São Paulo: pequenas represas e açudes na região noroeste e lagoas marginais do Rio Paranapanema, na região de sua desembocadura na Represa de Jurumirim, relacionando atributos da comunidade zooplanctônica com fatores físicos e químicos; 2. comparar as comunidades zooplanctônicas destes dois tipos de ambientes aquáticos, que apresentam características hidrológicas distintas. Dentro de cada lagoa, também serão comparadas as comunidades zooplanctônicas das regiões limnéticas e litorâneas. Os ambientes aquáticos que serão amostrados na região noroeste do Estado são constituídos principalmente por represas e açudes, sendo aqueles associados aos fragmentos florestais selecionados para os estudos do projeto temático do Programa Biota-Fapesp (processo nº 04/04820-3). Três lagoas marginais do Rio Paranapanema, localizadas na região da desembocadura do rio com a Represa de Jurumirim, também foram selecionadas para estudo. As amostragens ocorrerão nas estações seca e chuvosa em pontos tanto na zona litorânea quanto na limnética. As amostras serão obtidas com arrastos verticais com rede de plâncton de 45 µm de malha ou com o bombeamento da água, utilizando-se uma bomba de sucção. Os organismos serão identificados e contados para avaliação da riqueza e diversidade de espécies, bem como da abundância absoluta e relativa. Outros atributos populacionais tais como, densidade de espécies predadoras, herbívoras ou onívoras, utilizando-se dados da literatura; e estrutura de tamanho das populações e comunidades, detectada através de medições sob ocular micrométrica, poderão também ser avaliados. As características das comunidades zooplanctônicas serão relacionadas com os fatores físicos e químicos da água, tais como: profundidade, temperatura, OD, pH, condutividade, que serão obtidos utilizando-se o aparelho para medição de qualidade de água Horiba U-10. Comparações intra-lagoas das comunidades das zonas limnéticas e litorâneas serão realizadas, bem como comparações inter-lagoas das comunidades de lagoas da mesma região e de regiões diferentes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA STELA MAIOLI CASTILHO-NOLL; CAROLINA FIGUEIRA CÂMARA; MAIRA FAVARON CHICONE; ÉRICO HISSASHI SHIBATA; LIGIA ROMA STEPHAN. Copepods (Crustacea, Maxillopoda) from shallow reservoirs. Acta Limnol. Bras., v. 24, n. 2, p. 149-159, Jun. 2012.
CASTILHO-NOLL, MARIA STELA MAIOLI; CÂMARA, CAROLINA FIGUEIRA; CHICONE, MAIRA FAVARON; SHIBATA, ÉRICO HISSASHI. Pelagic and littoral cladocerans (Crustacea, Anomopoda and Ctenopoda) from reservoirs of the Northwest of São Paulo State, Brazil. Biota Neotropica, v. 10, n. 1, p. 21-30, 2010.
Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema:
CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

R. Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - CEP 05468-901 - São Paulo/SP - Brasil
cdi@fapesp.br - Converse com a FAPESP