Pesquisa avançada

Análise das variações de longo termo do espectro de Eta Carinae e criação de um pipeline de redução de dados para o espectrógrafo STELES

Processo: 09/08013-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Augusto Damineli Neto
Beneficiário:
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/02933-3 - STELES: espectógrafo de alta resolução para o SOAR, AP.TEM
Assunto(s):Estrelas   Espectrógrafos

Resumo

Neste projeto, propomos o estudo das variações de longo termo no espectro de Eta Carinae e a criação de um pipeline para reduzir os dados que serão coletados com o espectrógrafo STELES. O estudo de Eta Carinae será feito utilizando os espectros disponíveis em nosso banco de dados e também aqueles disponíveis na literatura. Com esses dados, poderemos estudar as mudanças que estão ocorrendo em Eta Carinae ao longo dos últimos 50 anos. Este objeto pode ser o exemplar mais próximo de uma estrela super-massiva com episódios de ejeção eruptiva recorrentes ocasionadas por instabilidades causadas pela produção de pares elétron-pósitron, previstas pelos modelos de evolução de estrelas massivas. Com a construção do espectrógrafo STELES, que já passou pelo PDR e está em fase de construção, a astronomia brasileira ganhará amplo acesso à espectroscopia de alta resolução. Entretanto, para que os usuários possam dedicar-se exclusivamente à parte de análise dos dados, é necessária a criação de um pipeline que obtenha os dados crus e forneça os espectros já reduzidos, como ocorre com os dados obtidos com o FEROS, por exemplo. Esta parte deste projeto estaria vinculada ao projeto temático do STELES (Processo FAPESP 07/02933-3). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Astrônomos desvendam o “coração” da Eta Carinae 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEODORO, M.; DAMINELI, A.; ARIAS, J. I.; DE ARAUJO, F. X.; BARBA, R. H.; CORCORAN, M. F.; BORGES FERNANDES, M.; FERNANDEZ-LAJUS, E.; FRAGA, L.; GAMEN, R. C.; GONZALEZ, J. F.; GROH, J. H.; MARSHALL, J. L.; MCGREGOR, P. J.; MORRELL, N.; NICHOLLS, D. C.; PARKIN, E. R.; PEREIRA, C. B.; PHILLIPS, M. M.; SOLIVELLA, G. R.; STEINER, J. E.; STRITZINGER, M.; THOMPSON, I.; TORRES, C. A. O.; TORRES, M. A. P.; ZEVALLOS HERENCIA, M. I. He II lambda 4686 IN eta CARINAE: COLLAPSE OF THE WIND-WIND COLLISION REGION DURING PERIASTRON PASSAGE. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 746, n. 1 FEB 10 2012. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.