Busca avançada

Iniciativas geológicas/paleontológicas para implantação da linha de pesquisa em Paleobiologia da conservação: o caso de Bouchardia rosea (Brachiopoda, Rhynchonelliformea) na plataforma Sudeste do Brasil

Processo: 06/59416-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2007
Vigência (Término): 05 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Marcello Guimarães Simões
Beneficiário:
Instituição-sede : Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu, SP, Brasil
Assunto(s):Paleobiologia   Tafonomia   Paleoecologia   Geocronologia   Brachiopoda   Sudeste   Brasil

Resumo

Essa proposta visa à implantação da linha de pesquisa em Paleobiologia da Conservação, um novo ramo das Ciências Naturais que combina conceitos geológicos, com biológicos e ecológicos. Na costa norte do estado de São Paulo, as populações de Bouchardia rosea apresentam baixa fidelidade ecológica, constituindo problema a ser investigado no âmbito da Paleobiologia da Conservação. Duas linhas gerais de ações são aqui propostas: (1) estudo das condições paleoambientais da região de Ubatuba, SP, em escala secular, na busca de argumentos que expliquem o desaparecimento do fóssil vivo B. rosea e (2) a implantação da linha de pesquisa Paleobiologia da Conservação. Para tal, objetiva-se: (a) estudo da variação do δC13 em conchas de B. rosea, previamente datadas (C14-AMS e racemização por aminoácidos), a fim de investigar variações na produtividade; (b) estudo da variação do δO18 em conchas de B. rosea, previamente datadas (C14-AMS e racemização por aminoácidos), com intuito de obter as variações de temperatura; (c) análise dos elementos-traço Sr e Ba em conchas de B. rosea, previamente datadas (C14-AMS e racemização por aminoácidos), para variações de produtividade e de temperatura; (d) oferecer curso de extensão sobre as bases conceituais da Paleobiologia da Conservação; (e) redação do livro Actuopaleontologia e Paleobiologia da Conservação: um novo olhar sobre o registro fóssil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COELHO RODRIGUES, SABRINA; GUIMARAES SIMOES, MARCELLO. Taphonomy of Bouchardia rosea (Rhynchonelliformea, Brachiopoda) shells from Ubatuba Bay, Brazil: implications for the use of taphonomic signatures in (paleo)environmental analysis. AMEGHINIANA, v. 47, n. 3, p. 373-386, SEP 30 2010. Citações Web of Science: 6.
SIMOES, M. G.; RODRIGUES, S. C.; KOWALEWSKI, M. Bouchardia rosea, a vanishing brachiopod species of the Brazilian platform: taphonomy, historical ecology and conservation paleobiology. HISTORICAL BIOLOGY, v. 21, n. 3-4, p. 123-137, 2009. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.