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Sistemas de posicionamento dinâmico de embarcações: desenvolvimento de metodologias de controle modernas, implementação de simulador computacional e validação experimental

Processo: 02/07946-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos
Pesquisador responsável:Helio Mitio Morishita
Beneficiário:Eduardo Aoun Tannuri
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle robusto   Controle não linear   Controle adaptativo   Simulação por computador   Tanque de provas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Adptativo | Controle Feedforward | Controle Nao Linear | Controle Robusto | Tanque De Provas

Resumo

O projeto de pesquisa possui três etapas principais. A primeira relaciona-se ao o desenvolvimento teórico-analítico de técnicas avançadas de controle, incluindo-se desdobramentos de tópicos abordados no doutoramento do solicitante. Serão aplicados algoritmos fuzzy ou genéticos para o cálculo da ponderação utilizada no modo de controle de busca de aproamento ótimo e pretende-se realizar comparações entre os diversos tipos de controladores utilizados em SPDs. A segunda etapa consiste na implementação de um simulador computacional genérico de SPDs, contendo diversos algoritmos de controle, bem como algoritmos de alocação de empuxo e modelos de propulsores. A base de implementação será o programa de simulação de sistemas oceânicos Dynasim, desenvolvido pela EPUSP e Petrobrás. A terceira etapa corresponde à parte experimental, pretendendo-se participar da implementação de um laboratório para ensaios acadêmicos de SPDs, que conta com auxílio de um projeto financiado em parte pelo CNPq. Caberá ao solicitante a implantação do software de controle e o auxilio a especificação e construção do modelo de embarcação dotado de sistema eletrônico embarcado de controle, sensores e propulsores, do gerador de correnteza e vento. O laboratório será utilizado para testes e validações das metodologias de controle analisadas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANNURI‚ EA; MORISHITA‚ HM. Experimental and numerical evaluation of a typical dynamic positioning system. APPLIED OCEAN RESEARCH, v. 28, n. 2, p. 133-146, . (02/07946-2)