Busca avançada
Ano de início
Entree

Mindfulness cuidando de educandos, docentes e famílias na promoção do bem estar

Processo: 17/13294-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Convênio/Acordo: Natura
Pesquisador responsável:Ana Lucia de Moraes Horta
Beneficiário:Claudete Aparecida Rodrigues Milaré
Instituição-sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50282-5 - Positive psychology and neuroscience: translational research to promote well-being and emotional regulation, AP.PCPE
Assunto(s):Educação   Estresse psicológico   Qualidade de vida

Resumo

O Mindfulness tem sido considerado uma pratica meditativa que contribui para a redução de estresse e melhoria na qualidade de vida, utilizadas no mundo inteiro. No Brasil estudos estão sendo realizados, porém observa- se uma lacuna em relação a população escolar. Nas escolas brasileiras, as diferenciações sociais e seus reflexos causam prejuízos no processo de aprendizagem. Em relação ao docente, a tarefa de ensinar nas escolas públicas tem se tornado uma missão, no mínimo, desafiadora. Neste sentido, a relação entre estresse e qualidade de vida no contexto escolar torna-se um campo a ser explorado. Assim o objetivo dessa proposta por meio de estudo misto (mixed methods) será: Verificar a eficácia de intervenções com a técnica de Mindfulness para educandos e seus respectivos docentes e familiares no ambiente escolar, focalizando a promoção do bem estar emocional. Espera-se que ao final do estudo os resultados possam contribuir no campo da ciência, da saúde emocional e educação no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida e bem estar no ambiente escolar. (AU)