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Modelagem de animação digital para jogos de reabilitação de AVC-I

Processo: 17/08186-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Convênio/Acordo: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Pesquisador responsável:Antonio Massato Makiyama
Beneficiário:Nicholas Ozu
Empresa:Vivax Serviços Ltda
Vinculado ao auxílio:13/50784-8 - Pesquisa e desenvolvimento de robô para reabilitação neurológica dos membros superiores, AP.PIPE
Assunto(s):Acidente vascular cerebral   Engenharia de reabilitação   Reabilitação (terapêutica médica)   Robótica de reabilitação

Resumo

Em um estudo de 2008 publicado na revista Brain [1], sobreviventes de AVC crônico receberam três semanas de tratamento com um robô para os membros superiores que daria assistência de alcance quando necessária. Como exemplo, o robô poderia deslocar a mão mais rapidamente ou com mais precisão durante um jogo com um alvo móvel numa tela. Após este treinamento, houve dois efeitos importantes. Primeiro, os participantes que receberam assistência robótica em todas as sessões apresentaram os maiores ganhos funcionais. Segundo o escaneamento do cérebro, com ressonância magnética revelou um aumento da ativação do córtex sensório-motor em todo o período de terapia, demonstrando que o trabalho com o robô induziu alterações cerebrais. O robô portátil de reabilitação sendo desenvolvido neste projeto pode ser utilizado localmente nos hospitais ou nas residências dos pacientes, e acessados remotamente via internet. Neste projeto serão pesquisados e desenvolvidos jogos de reabilitação de AVC que motivem os pacientes a fazerem os exercícios para a sua recuperação de modo presencial e/ou remoto (em suas residências). (AU)