Bolsa 16/21390-0 - Saúde pública, Neoplasias - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Carga do câncer atribuível ao estilo de vida no Brasil

Processo: 16/21390-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:José Eluf Neto
Beneficiário:Leandro Fórnias Machado de Rezende
Supervisor no Exterior: Edward Giovannucci
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Local de pesquisa : Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/25614-4 - Inatividade física e câncer: da avaliação da evidência etiológica ao impacto na saúde pública, BP.DR
Assunto(s):Saúde pública   Neoplasias   Modo de vida

Resumo

Trata-se de uma proposta para Estágio de Pesquisa no Exterior na Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard entre julho de 2017 a junho de 2018, sob supervisão do Professor Edward Giovannucci. O plano de trabalho visa o desenvolvimento do projeto de pesquisa, aprofundamento de conhecimento em epidemiologia de câncer, análises estatísticas sobre estimativas de casos de câncer potencialmente preveníveis, o aperfeiçoamento da escrita científica em língua inglesa e a elaboração de manuscrito para publicação em periódico científico em uma parceria dos dois centros de pesquisa. Também há intenção de realizar outras atividades acadêmicas como a participação em cursos e seminários, e o desenvolvimento de outras investigações científicas. O projeto de pesquisa do estágio propõe o aprofundamento das análises sobre o impacto da inatividade física na carga de câncer no Brasil, tema central do projeto maior de doutorado, contextualizado aos demais fatores de risco relacionados ao estilo de vida. Dessa maneira, o objetivo do presente projeto de pesquisa é estimar a carga do câncer atribuível a fatores de risco relacionados ao estilo de vida no Brasil. Serão obtidas informações sobre prevalência dos fatores de risco (inatividade física, baixo consumo de frutas e hortaliças, excesso de peso, consumo de álcool e tabagismo) por meio da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013. A magnitude da associação entre os fatores de risco relacionados ao estilo de vida e os tipos de câncer serão obtidos por meio de revisão de literatura. Serão revisados as monografias e os livros texto de prevenção da International Agency for Research on Cancer, os relatórios da World Cancer Research Fund, e realizadas buscas nas bases de dados Medline, Embase e Web of Science para obtenção dos riscos relativos. Por meio desses dados serão estimadas frações de câncer atribuíveis a fatores de risco relacionados ao estilo de vida considerando cenários contrafactuais baseados na eliminação (fração atribuível populacional - FAP) e redução (frações de impacto potencial - FIP) dos fatores de risco, individualmente e combinados. Finalmente, para estimar o número dos casos de câncer que poderia ser evitado eliminando/reduzindo os fatores de risco, serão aplicadas as estimativas de FAP/FIP ao número de casos de câncer no Brasil, obtido por meio do Globocan 2012. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Atividade física pode prevenir até 10 mil casos de câncer por ano no Brasil  
Excesso de peso e obesidade respondem por 15 mil casos de câncer por ano no Brasil 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO DE REZENDE, LEANDRO FORNIAS; REY-LOPEZ, JUAN PABLO; DE SA, THIAGO HERICK; CHARTRES, NICHOLAS; FABBRI, ALICE; POWELL, LAUREN; STAMATAKIS, EMMANUEL; BERO, LISA. Reporting bias in the literature on the associations of health-related behaviors and statins with cardiovascular disease and all-cause mortality. PLOS BIOLOGY, v. 16, n. 6 JUN 2018. Citações Web of Science: 0.
MACHADO DE REZENDE, LEANDRO FORNIAS; ARNOLD, MELINA; RABACOW, FABIANA MALUF; LEVY, RENATA BERTAZZI; CLARO, RAFAEL MOREIRA; GIOVANNUCCI, EDWARD; ELUF-NETO, JOSE. The increasing burden of cancer attributable to high body mass index in Brazil. CANCER EPIDEMIOLOGY, v. 54, p. 63-70, JUN 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.