Busca avançada

Papel dos receptores NOD1 e NOD2 nos mecanismos autofágicos de macrófagos e osteoclastos infectados com Porphyromonas gingivalis

Processo: 14/11958-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sandra Yasuyo Fukada Alves
Beneficiário:
Instituição-sede : Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil
Assunto(s):Autofagia   Porphyromonas gingivalis   Imunidade natural   Osteoclastos   Microbiologia

Resumo

A periodontite, como uma doença infecciosa e inflamatória crônica e de natureza multifatorial, consiste em um grande desafio para os pesquisadores. Um dos fatores de severidade/progressão da doença é a intensa resposta imune/inflamatória que gera como consequência a reabsorção óssea desencadeada por células do hospedeiro frente a complexidade de bactérias e seus produtos. Dentre essas bactérias, Porphyromonas gingivalis tem se mostrado um dos principais agentes causadores de disbiose na microbiota oral levando à progressão da doença. O estudo da interação patógeno/ hospedeiro abre novas e interessantes possibilidades no estudo entre o sistema imune e o sistema ósseo. Nesse contexto, a descoberta de receptores intracelulares (Nod1 e Nod2) capazes de reconhecer padrões moleculares associados aos patógenos e de induzir uma resposta imune tem sido associada aos conhecimentos de que P. gingivalis é capaz de interagir com tais receptores, abrindo uma nova janela para estudo. Já foi demonstrado o envolvimento da autofagia, um novo componente do arsenal do sistema imune inato, na modulação da produção de citocinas pró-inflamatórias em células de animais deficientes de Nod1 e Nod2. No entanto, o papel desses receptores no mecanismo autofágico de células envolvidas na reabsorção óssea, como macrófagos e osteoclastos , e no modelo de infecção por P. gingivalis ainda permanece pouco claro. Dessa forma, o objetivo deste projeto é analisar o papel da autofagia provocada por P. gingivalis na modulação da secreção de mediadores inflamatórios, morte celular, dano/atividade mitocondrial, geração de ROS e tráfego de lisossomos utilizando macrófagos e osteoclastos (in vitro) derivados de medula óssea de camundongos deficientes em receptores Nod1 e Nod2. Contribuição esperada para a área: fornecer o arcabouço técnico/científico que permita avaliar a possibilidade do uso dessas informações referentes a modulação da resposta imune, especificamente os receptores Nod1 e Nod2, com a finalidade de conferir uma possível aplicação clínica assim como, estudos clínicos dirigidos no que podemos chamar de "Translational Periodontology". Ressalta-se que esse estudo compõe a linha de pesquisa de auxilio aprovado pela FAPESP sendo condizente com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Estudo abre caminho para novo tratamento contra perda óssea 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CUNHA, MARCOS GUILHERME; RAMOS-JUNIOR, ERIVAN SCHNAIDER; FRANCHIN, MARCELO; TAIRA, THAISE MAYUMI; BEUTLER, JOHN A.; NOBRE FRANCO, GILSON CESAR; IKEGAKI, MASAHARU; DE ALENCAR, SEVERINO MATIAS; FUKADA, SANDRA YASUYO; ROSALEN, PEDRO LUIZ. Effects of Cinnamoyloxy-mammeisin from Geopropolis on Osteoclast Differentiation and Porphyromonas gingivalis-Induced Periodontitis. Journal of Natural Products, v. 80, n. 6, p. 1893-1899, JUN 2017. Citações Web of Science: 0.
RAMOS-JUNIOR, ERIVAN S.; LEITE, GISELE A.; CARMO-SILVA, CECILIA C.; TAIRA, THAISE M.; NEVES, KARLA B.; COLON, DAVID F.; DA SILVA, LEA A. B.; SALVADOR, SERGIO L.; TOSTES, RITA C.; CUNHA, FERNANDO Q.; FUKADA, SANDRA Y. Adipokine Chemerin Bridges Metabolic Dyslipidemia and Alveolar Bone Loss in Mice. Journal of Bone and Mineral Research, v. 32, n. 5, p. 974-984, MAY 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.