Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectroscopia de fluorescência para diagnóstico de lesões de pele clinicamente semelhantes

Processo: 14/16154-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cristina Kurachi
Beneficiário:Marcelo Saito Nogueira
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07276-1 - CEPOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, AP.CEPID
Assunto(s):Espectroscopia de fluorescência   Técnicas e procedimentos diagnósticos   Ferimentos e lesões   Pele   NAD   Flavina-adenina dinucleotídeo

Resumo

A análise do espectro e do tempo de vida da fluorescência em tecidos biológicos vem sendo apresentada como uma técnica com grande potencial para a caracterização tecidual com finalidade diagnóstica. Os fluoróforos de maior enfoque são o NADH (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo) e o FAD (Flavina Adenina Dinucleotídeo), biomoléculas envolvidas na respiração celular e que, quando monitoradas, fornecem informação sobre o metabolismo da célula. Uma das principais vantagens das técnicas ópticas de fluorescência para o diagnóstico é a possibilidade de avaliação do tecido in situ, sem a necessidade de remoção e processamento da amostra biológica. As lesões cutâneas podem ser classificadas clinicamente em dois grandes grupos: pigmentadas e não pigmentadas. Em cada um dos grupos, existem lesões benignas que podem ser confundidas clinicamente com lesões malignas. O prognóstico do paciente, assim como a modalidade terapêutica, depende do tipo histológico e da evolução da lesão. Técnicas auxiliares de diagnóstico são de grande relevância para melhorar o planejamento e o sucesso do tratamento. Lesões clinicamente semelhantes tornam o diagnóstico clínico mais complexo. Os principais objetivos do presente estudo são a obtenção de um banco de dados para caracterizar a fluorescência do NADH e do FAD para diferentes lesões de pele e avaliar a resolução de diagnóstico da espectroscopia de fluorescência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, MARCELO SAITO; COSCI, ALESSANDRO; TEIXEIRA ROSA, RAMON GABRIEL; SALVIO, ANA GABRIELA; PRATAVIEIRA, SEBASTIAO; KURACHI, CRISTINA. Portable fluorescence lifetime spectroscopy system for in-situ interrogation of biological tissues. Journal of Biomedical Optics, v. 22, n. 12 DEC 2017. Citações Web of Science: 0.
CARVALHO, LUIS FELIPE C. S.; NOGUEIRA, MARCELO SAITO; NETO, LAZARO P. M.; BHATTACHARJEE, TANMOY T.; MARTIN, AIRTON A. Raman spectral post-processing for oral tissue discrimination - a step for an automatized diagnostic system. BIOMEDICAL OPTICS EXPRESS, v. 8, n. 11, p. 5218-5227, NOV 1 2017. Citações Web of Science: 1.
COSCI, ALESSANDRO; NOGUEIRA, MARCELO SAITO; PRATAVIEIRA, SEBASTIAO; TAKAHAMA, JR., ADEMAR; AZEVEDO, REBECA DE SOUZA; KURACHI, CRISTINA. Time-resolved fluorescence spectroscopy for clinical diagnosis of actinic cheilitis. BIOMEDICAL OPTICS EXPRESS, v. 7, n. 10, p. 4210-4219, OCT 1 2016. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCELO SAITO NOGUEIRA. Espectroscopia de tempo de vida de fluorescência para o diagnóstico de lesões de pele clinicamente semelhantes. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.