Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de aplicação da seleção genômica em programas de melhoramento de bovinos de corte

Processo: 14/11537-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Lucia Galvão de Albuquerque
Beneficiário:Daniel Gustavo Mansan Gordo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/16118-5 - Ferramentas genômicas no melhoramento genético de características de importância econômica direta em bovinos da raça Nelore, AP.TEM
Assunto(s):Marcador molecular   Bovinos de corte

Resumo

O emprego de painéis de marcadores moleculares do tipo Single Nucleotide Polymorphism (SNP) de baixa densidade para os candidatos à seleção, bem como a determinação da proporção de cada categoria animal que deve ser genotipada, podem reduzir os custos de genotipagem e, consequentemente, aumentar a eficiência dos programas de melhoramento genético animal por meio da seleção genômica. Em bovinos de corte, são escassos os estudos que determinam a densidade de marcadores SNPs necessária para cada categoria animal, bem como a proporção de animais que deve ser genotipada, de forma que não ocorra uma perda expressiva na acurácia dos valores genômicos e no ganho genético, em relação à situação na qual todos os candidatos à seleção são genotipados com painéis de alta densidade. Desta forma, objetiva-se com o presente trabalho identificar estratégias para aplicação de seleção genômica em bovinos de corte que maximizem o ganho genético para as características de importância econômica e otimizem a relação custo-benefício de sua aplicação. Para isso, a escolha da melhor estratégia será baseada no ganho genético anual, expresso em desvio-padrão genético, por custo de obtenção de cada painel de marcadores e do número de animais genotipados. Os primeiros cenários serão simulados de forma determinística, a fim de definir o melhor delineamento de seleção genômica em bovinos de corte, nos quais os mesmos serão comparados entre si quanto ao ganho genético. Posteriormente, por meio de simulação estocástica, diferentes densidades de painéis, associados a proporções distintas de animais genotipados por categoria, serão testadas. A simulação do genoma consistirá em 29 pares de autossomos com comprimento idêntico ao genoma bovino real, totalizando 2333 cM. Serão simulados distintos painéis de marcadores SNP, semelhantes aos painéis comercialmente disponíveis, de baixa (6k e 50k) e alta densidade (777k). Os painéis de baixa densidade serão imputados para os de alta densidade. As análises genômicas serão conduzidas pela metodologia Single Step Genomic BLUP. As informações geradas neste estudo poderão ser de grande utilidade no que diz respeito às estratégias de aplicação da seleção genômica em bovinos de corte, visando melhorar o retorno sobre o investimento de sua utilização. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GORDO, D. G. M.; ESPIGOLAN, R.; TONUSSI, R. L.; JUNIOR, G. A. F.; BRESOLIN, T.; BRAGA MAGALHAES, A. F.; FEITOSA, F. L.; BALDI, F.; CARVALHEIRO, R.; TONHATI, H.; DE OLIVEIRA, H. N.; CHARDULO, L. A. L.; DE ALBUQUERQUE, L. G. Genetic parameter estimates for carcass traits and visual scores including or not genomic information. JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 94, n. 5, p. 1821-1826, MAY 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.