Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção experimental da primeira armadilha de íons para o processamento de informação quântica no Brasil

Processo: 14/09566-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 03 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Vanderlei Salvador Bagnato
Beneficiário:Rafael Rothganger de Paiva
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07276-1 - CEPOF - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, AP.CEPID
Assunto(s):Computação quântica   Simulação quântica

Resumo

O processamento de informação quântica (PIQ) se desenvolveu em um dos tópicos quentes da física na ultima década. Mais e mais experimentos que almejam a realização de computação e/ou simulação quântica vem sendo realizados em grandes grupos ao redor do mundo. Entre eles tem os experimentos com íons confinados em uma armadilha linear. A alta fidelidade das medidas, o alto grau de controle do sistema e a robustez desses sistemas são alguns dos fatores que fazem com que estejam entre os mais bem sucedidos neste campo de pesquisa. No Brasil ainda não temos nenhum experimento com armadilha de íons para PIQ, apesar de termos alguns trabalhos teóricos nessa área. Esse projeto tem como objetivo sanar essa deficiência experimental. Vamos construir uma armadilha de íons para a realização de experimentos com algoritmos quânticos e simulação de sistemas quânticos. Com isso pretendemos criar o marco inicial no nosso país de estudos com armadilhas iônicas, que além de PIQ são base para estudos de óptica quântica, medidas de constantes fundamentais, física atômica entre outras áreas da física básica, e na parte aplicada temos como exemplo: criptografia quântica e metrologia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA-FILHO, J. I.; LIMA, R. B. B.; PAIVA, R. R.; SOARES, P. M.; MORGADO, W. A. M.; LO FRANCO, R.; SOARES-PINTO, D. O. Enabling quantum non-Markovian dynamics by injection of classical colored noise. Physical Review A, v. 95, n. 5 MAY 25 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.